Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 26 de abril de 2013

A DOIS MESES DO INÍCIO DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES, CELPE INAUGURA SUBESTAÇÃO ARENA


Dois meses antes do início da Copa das Confederações, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) entregou oficialmente a Subestação Arena, responsável por distribuir a energia elétrica para ao estádio que sediará a competição e a Copa do Mundo de 2014. A obra foi construída com circuitos redundantes, o que garante a qualidade e continuidade da energia. O empreendimento também beneficiará os municípios do Recife, São Lourenço da Mata, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes. No total foram investidos R$ 6,6 milhões na construção, com recursos da Celpe e do Governo do Estado.

A Subestação Arena possui uma potência de 40 MVA, com dois transformadores de 20 MVA. Na prática, caso um dos equipamentos venha a ficar indisponível, o segundo garante o atendimento a toda demanda prevista para o estádio e instalações próximas, sem interrupção na distribuição de energia elétrica.

Para assegurar maior confiabilidade ao sistema, a unidade será alimentada por duas linhas de transmissão. Uma delas sairá da Subestação Joairam 230/69 kV, da Chesf, no Recife, e a outra, da Subestação Pau Ferro 230/69 kV, em Igarassu. Caso uma delas apresente algum tipo de problema, a outra tem plena capacidade de manter o suprimento energético.

Com a finalidade de promover a distribuição da energia, foram instalados três circuitos de média tensão, de 13,8 kV, sendo dois para atender o estádio e um para a iluminação pública e demais atividades nas imediações do empreendimento.

Além da Subestação Arena, em 2013, a Celpe vai construir ou ampliar mais cinco subestações. Na Região Metropolitana do Recife, será construída a Subestação Estância. As subestações Piedade e Rio Jordão serão ampliadas e Santo Amaro terá sua potência aumentada. No município de Caruaru, a Subestação Campus terá a sua potência duplicada. Essas ações fazem parte do investimento de R$ 380 milhões previstos para serem aplicados em ampliação, manutenção e automação do sistema elétrico em todo o Estado, em 2013.

Blog o povo com a notícia