Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 9 de abril de 2013

COODAPIS Nordeste ameniza efeitos da seca


A seca não causou grandes prejuízos aos apicultores da Coodapis Nordeste, sediada em Tabira, no Sertão do Pajeú. Segundo informações do presidente da organização, Adelmo Cabral, a seca fez o quilo do mel da cooperativa ter um aumento significativo em relação ao ano passado, por não ter florada normalizada e sim acentuada em determinadas regiões.
“Teve uma diminuição na produção em Pernambuco, mas como a cooperativa tem ligações em todo Nordeste, teve uma entrada de mel na região do Sul da Bahia e Maranhão”, explicou Adelmo.
Ainda de acordo com Cabral, mesmo com todas as dificuldades os apicultores da Coodapis estão bastante otimistas, porque a cooperativa aumentou o preço pago ao produtor de mel. Antes os produtores recebiam R$ 6,00 e agora recebem R$ 10,00.
“Isso deixa os produtores mais animados e dispostos a investir cada vez mais nessa atividade, que apesar de terem perdido alguns enxames, não houve prejuízo financeiro aos criadores de abelhas, por que as abelhas que abandonaram as colmeias naturalmente retornarão a habitar no próximo inverno“, destaca o presidente da Coodapis.
A Coodapis Nordeste vem se empenhando a cada dia para intensificar a apicultura de forma dinâmica e objetiva, buscando investimentos e apoio do Governo Municipal, Estadual e Federal, para implantação de uma apicultura inovadora, de baixo custo e produtiva.
Alvinho Patriota