Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Padre excomungado após se declarar a favor de homossexuais



O padre Roberto Francisco Daniel, 48, que contrariou a Igreja Católica com declarações a favor de homossexuais, foi excomungado nesta segunda-feira (29) pela Diocese de Bauru (329 km de São Paulo), à qual estava subordinado.

Com a decisão, padre Beto, como é conhecido, está proibido de celebrar cultos e de receber a comunhão. Ele poderá receber a eucaristia somente na condição de leigo, mas desde que recorra da decisão e demonstre "verdadeiro" arrependimento pelos seus atos.

Um processo para a demissão de padre Beto, pela Santa Sé, foi aberto nesta segunda-feira por um juiz instrutor cuja identidade é mantida em segredo. O juiz proibiu também membros da igreja de falarem sobre o assunto.

Em nota, a diocese de Bauru informa que o comportamento do pároco caracteriza heresia e cisma, condutas que ferem o cânone 1.364 do Código de Direito Canônico. A pena para esses delitos é a excomunhão.

"O referido padre feriu a Igreja com suas declarações consideradas graves contra os dogmas da Fé Católica, contra a moral e pela deliberada recusa de obediência ao seu pastor (obediência esta que prometera no dia de sua ordenação sacerdotal), incorrendo, portanto, no gravíssimo delito de heresia e cisma", informa a nota.

A reportagem do UOL apurou que padre Beto provoca dores de cabeça nos superiores eclesiásticos há pelo menos dez anos. Padre Beto frequenta choperias, usa piercing, imagens do guerrilheiro Che Guevara e apresenta um programa de rádio AM no qual bebe e oferece bebidas aos convidados. Sua participação em programas eleitorais também irritava a cúpula da igreja. Ele foi ordenado sacerdote há 14 anos.

Blog o povo com a notícia
Fonte: Blog do Sertão