Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 9 de abril de 2013

PF recebe pedido de abertura de inquérito contra Lula


Foto: Helvio Romero/Estadão Conteúdo
A Polícia Federal recebeu na manhã desta segunda-feira (08) pedido de abertura de inquérito para investigar a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no esquema do mensalão.
Na semana passada, o Ministério Público Federal solicitou que a PF apure as denúncias feitas pelo operador do mensalão, Marcos Valério de Souza, de que o ex-presidente intermediou um repasse de 7 milhões de reais feito ao PT por uma subsidiária da Portugal Telecom.
Além de Lula, o ex-ministro Antonio Palocci Filho também é citado no caso. As novas acusações contra Lula surgiram no ano passado, na fase final do julgamento do mensalão. Já condenado, o publicitário Marcos Valério resolveu contar ao menos parte do que sabe à Procuradoria Geral da República (PGR).
Ele disse que o então presidente não só sabia da engrenagem criminosa como se envolveu diretamente na montagem do esquema. A partir desses depoimentos, a PGR elaborou seis procedimentos de investigação.
Como Lula não tem mais foro privilegiado, os casos foram encaminhados à Procuradoria da República no Distrito Federal, que ainda analisa se abrirá outros inquéritos. Uma das investigações está a cargo da Procuradoria Eleitoral do Distrito Federal, já que trata de uma acusação de caixa dois. Informações da Veja.