Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Polícia Militar da Bahia ameaça greve por baixo reajuste


PM BahiaOs policiais militares da Bahia não descartam uma greve para este ano por considerarem baixo o reajuste dos servidores públicos estaduais anunciado pelo governador Jaques Wagner (PT). A possibilidade do aumento não ser retroativo a janeiro de 2013 também desagradou a categoria. Este foi apenas um dos assuntos discutidos esse fim de semana na assembleia organizada pela Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia – Força Invicta (AOPMBA), no Hotel Sol Bahia, em Salvador.


Estiveram na pauta ainda outras reivindicações da classe, como promoções, isonomia salarial, além da elaboração de um novo modelo para a PM. À boca miúda, já se fala em um reajuste de 5,84%, que cobriria apenas a inflação oficial.
Além do índice considerado baixo, o tenente-coronel Edmilson Tavares Santos, presidente da AOPMBA, diz que o “burburinho” que começou sobre a possibilidade do reajuste não ser retroativo, considerando que a data-base é janeiro, já seria motivo para greve dos servidores estaduais. “O reajuste é constitucional e isso causa um ruído entre as associações e o governo”, pondera o tenente-coronel.
Ele também não descarta a possibilidade do governo parcelar o aumento, caso não tenha recursos para bancar todo o saldo retroativo. Tavares ressalta que nada está sendo discutido com as classes: “Nós já dissemos várias vezes que não somos favoráveis à greve. Mas parece que o governo só entende essa linguagem”, critica.
Ele lembra que a PM é proibida de fazer greve por lei, mas questiona: “Então, qual é o caminho? A Justiça não julga em tempo hábil e o Estado não demonstra vontade de resolver”. Edmilson garante que a assembleia serviu para começar uma mobilização, mas ainda não prevê data para uma possível greve.
As discussões serão levadas para o comando geral da Polícia Militar da Bahia e para o secretário de Segurança Pública, Maurício Tavares. De acordo com o secretário de Comunicação do Governo, Robinson Almeida, o reajuste será apresentado até o fim desta semana. “Vamos decidir tudo junto. Ainda não há uma informação oficial sobre o retroativo”, afirmou. (Fonte: Ibahia)