Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 20 de abril de 2013

Serra Talhada terá usina termosolar


energia solar usina
Imagem ilustrativa
“Uma usina termosolar será implantada em Serra Talhada”. A notícia está no JC (Jornal do Commércio) de Pernambuco desta quinta-feira(18) e vem coroar um trabalho que vem sendo perseguido pelo prefeito Luciano Duque desde quando ainda era o vice-prefeito da cidade.
O empreendimento é da empresa Braxenergy e consiste na implantação de duas usinas, cada uma com capacidade de gerar 30 megawats. Será um investimento de R$ 400 milhões e o licenciamento ambiental já foi iniciado conforme informa o diretor executivo da Braxenergy. Foram feitos estudos de da radiação solar, medição de temperatura e umidade. “Encontramos em Serra Talhada uma boa radiação solar”, disse o empresário justificando a implantação da usina na Capital do Xaxado.
As usinas poderão ser construídas num prazo de 14 a 18 meses e deverão empregar cerca de 900 trabalhadores. Depois de prontas necessitaram de 50 trabalhadores.
O prefeito do município comemorou a notícia, principalmente porque foi um dos principais articuladores para implantação do empreendimento no município, e agora, à frente do governo assiste a concretização de um sonho.
A usina termosolar usa refletores parabólicos que levam o raio do sol por um tubo com óleo térmico. O aquecimento desse óleo gera vapor e depois energia.
O projeto prevê também a construção de estufas para produção de alimentos, estas estufas deverão gerar cerca 400 empregos diretos.
De acordo com os empresários da Braxenergy, falta pouco para dar inicio as obras. Precisa-se apenas assegurar a venda de energia, o que geralmente é feito através de leilão promovido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), mas caso isso não ocorra, o governo do estado já acenou com interesse pelo projeto, inclusive criando bônus no Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) para empresas que adquirirem energia da usina solar.
Para Luciano Duque, prefeito de Serra Talhada, este é mais um passo na consolidação do município como pólo de desenvolvimento no interior. (Assessoria)
Blog o povo com a notícia