Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 28 de maio de 2013

POLÊMICA: CMST mostra falhas no sistema de saúde e aponta abandono de gestantes em ST

A Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST) promoveu um debate na sessão ordinária realizada nessa segunda-feira (27) que apontou, mais uma vez; falhas graves no sistema de saúde pública da Capital do Xaxado. Segundo o vereador Dedinha Inácio (PMDB), muitas gestantes que fazem pré-natal em Serra Talhada estão sendo obrigadas a dar à luz em outras cidades porque não têm como pagar o parto.
“As gestantes de Serra Talhada chegam no hospital e mandam para Salgueiro ou Petrolândia. Só fazem o parto caso a mãe tenha condição de pagar a operação cesariana. Se não tiver o dinheiro não fazem. Eu, por exemplo, vivo nas portas dos médicos pedindo favor em prol dessas gestantes carentes. Vereadores; a gente precisa fazer alguma coisa”, disse o parlamentar peemedebista.
O discurso de Dedinha Inácio provocou uma reação imediata nos vereadores. Fazendo um aparte, o presidente da Câmara, José Raimundo Filho (PTB), disse que o descaso com as gestantes teria que ser denunciado ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). “É este o orgulho de ser chamado de quarto polo médico? As gestantes tendo que se deslocar até Afogados da Ingazeira, Petrolândia ou Salgueiro porque não tem um cirurgião no hospital? Agora, se tiver R$ 2mil ou R$ 3 mil logo aparece um médico”, disparou Raimundo, arrematando: “Inauguraram uma urgência odontológica no Hospital Regional (Hospam). Não era mais importante contratar um médico cirurgião?”, questionou.
As gestantes carentes também receberam a solidariedade do petista Sinézio Rodrigues. No final do debate, o presidente José Raimundo Filho anunciou uma ação concreta. “Vamos buscar uma solução colocando frente a frente os gestores da XI Geres e da Secretaria Municipal de Saúde”, finalizou.

Notícias relacionadas:
  1. GERES diz que não quer alimentar conflito com Secretaria de Saúde, mas aponta falhas
  2. DENÚNCIA: Secretária de Saúde aponta erros e privilégios na gestão do Hospam em ST
  3. CMST: Presidente defende moralidade e comenta polêmica de vereador da oposição
  4. POLÊMICA: Diretora justifica falta de obstetra no Hospam alfinetando Secretaria de Saúde
  5. EMBATE: Gestor da XI Geres convoca secretários e aponta erros na saúde de ST
Blog: O povo com a Notícia
Fonte: Farol de Notícias