Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 14 de maio de 2013

A dúvida do Planalto beneficia o PSB


Por mais esquisito que isso possa parecer, o fato de o Palácio do Planalto não ter certeza da candidatura do governador Eduardo Campos a presidente da República beneficia o PSB. Foi dito por esta “Folha” no final de semana, por exemplo, que o governo está dividido em relação a essa matéria. Enquanto a presidente Dilma Rousseff e o ministro Aloízio Mercadante acham que a candidatura do governador é irreversível, o ex-presidente Lula considera que ele ainda pode voltar atrás.

Isso é uma ótima notícia para o presidente nacional do PSB, que pode continuar se mobilizando no xadrez eleitoral na condição de “suposto candidato”. Se o Planalto tivesse certeza de que ele será mesmo candidato, muito provavelmente Pernambuco já estaria sendo alvo de retaliação. Mas enquanto estiver na condição de “pré-candidato a candidato”, o Estado fica preservado, pois todo mundo sabe que o PT só joga duro quando se trata de manter o poder em qualquer esfera de governo.

Exemplo disto foi a cooptação no Estado de Goiás do empresário Júnior da Friboi, que se filiou ao PSB em 2012 para ser candidato a governador. Ele não é um político tradicional e talvez não tivesse chance de ganhar a eleição, mas é multimilionário e isso poderia fazer a diferença na campanha nacional do PSB. Só que, por orientação do Palácio do Planalto, o vice-presidente Michel Temer mandou chamá-lo a Brasília e o convenceu a ser candidato, sim, pelo partido dele (PMDB).

Blog: O povo com a Notícia
Fonte:Fogo Cruzado