Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 19 de maio de 2013

Antes de inaugurar arena da copa Dilma Inaugura navio em Suape


O segundo navio-petroleiro construído no estaleiro Atlântico Sul, no Porto de Suape, em Ipojuca, Região Metropolitana do Recife, está pronto. O Zumbi dos Palmares passou por testes em alto mar e foi aprovado. Na segunda-feira (20), será entregue à Transpetro, em cerimônia com a presença da presidente Dilma Rousseff.

O navio recebeu o nome de Zumbi dos Palmares em homenagem ao alagoano símbolo da lut contra a escravidão no Brasil. O petroleiro tem 274 metros de comprimento e 48 de largura, além de 52 metros de altura e capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo.  A embarcação é do tipo Suezmax, ou seja, tem o tamanho máximo para passar no canal de Suez,entre a Europa, Ásia e África, assim como o outro navio entregue em 2012 pelo estaleiro, o João Cândido.
A primeira viagem oficial do navio após a entrega vai contar com 26 tripulantes. A única mulher do grupo é uma pernambucana, oficial de náutica, Thalita Sales da Silva Souza. “É uma experiência muito grande em fazer parte dessa tripulação. Eu sou pernambucana e fico muito honrada e feliz”, afirma Thalita.O Zumbi dos Palmares levou uma ano e meio para ficar pronto. Foram quase 2 mil profissionais envolvidos no trabalho. A partir de segunda-feira (20), o navio entra em operação. "É um orgulho para nós da Transpetro acompanhar a construção do Zumbi dos Palmares aqui no estaleiro Atlântico Sul e [completar] esse desafio de mais um navio construído. Para nós é uma satisfação enorme", afirma o comandante do navio, Carlos Alberto Costa.
Na construção do Zumbi dos Palmares foram utilizadas mais de 21 toneladas de aço, 860 toneladas de acessórios para o casco, 500 mil litros de tinta e mais de 110 mil metros de cabos elétricos. Até o final de 2013, o estaleiro deve entregar outro navio como o Zumbi dos Palmares à Transpetro.
Blog: O povo com a Notícia
Fonte: Ronaldo Rocha