Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 19 de maio de 2013

Após diagnóstico, SUS terá 60 dias para iniciar tratamento de câncer


As unidades de atendimento do SUS terão no máximo 60 dias para dar início ao tratamento de paciente com câncer. A regra entra em vigor no dia 23 deste mês. Segundo o Ministério da Saúde, o prazo para início do tratamento começa a contar a partir da inclusão do diagnóstico da doença no prontuário do paciente.

Para conseguir cumprir a lei, o governo vai investir R$ 500 milhões. Dentro desse valor está incluída a contratação de empresa que instalará ou ampliará 80 serviços de radioterapia em todo o país. Desse total, 39 centros serão ampliados, e outros 41 serão criados.
Além disso, algumas unidades de saúde que oferecem o serviço de radioterapia deverão passar a funcionar também durante a noite. Segundo o Ministério da Saúde, até agora 93 centros demonstraram interesse em expandir o horário de funcionamento. O ministério diz que também poderá contratar hospitais da rede privada para prestar esses serviços pelo SUS.
Obrigação de estados e municípios – Software de apoio
Balanço do Ministério da Saúde revelou que, atualmente, 78% dos pacientes com diagnóstico de câncer em estágio inicial começam tratamento em menos de 60 dias, e 52%, em até duas semanas. Para casos avançados, o acesso em até dois meses já ocorre para 79% dos pacientes, sendo 74% desses em até uma quinzena.
Outra medida de apoio ao cumprimento da lei é a criação do Sistema de Informação do Câncer (Siscan), software disponível para as secretarias de Saúde a partir desta semana, com o histórico dos pacientes e do tratamento.
A partir de agosto deste ano, todos os registros de novos casos de câncer terão de ser feitos pelo Siscan. Estados e municípios que não implantarem o sistema até o fim do ano terão suspensos os repasses feitos pelo Ministério da Saúde para atendimento oncológico.
Blog: O povo com a Notícia
Fonte: O Globo