Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 7 de maio de 2013

Assembleia Legislativa de Pernambuco debate criação do Plano de Assistência Estudantil



A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa realizou, na manhã de hoje (06), audiência pública para debater a criação do Plano de Assistência Estudantil. A reunião foi proposta pelo deputado Rodrigo Novaes (PSD).

Durante o debate foi destacado a dificuldade dos estudantes universitários de concluir os cursos, já que a maioria passa por dificuldade financeira e o custo de se manter em universidade pública ou particular, não é baixo, a falta de estrutura das escolas e faculdades do interior, problemas com moradia, alimentação, além do preço alto da passagem e outras dificuldades destacadas pelos jovens.
Segundo Thauan Fernandes, presidente da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), o Brasil possui cerca de sete milhões de universitários. Desse total, 20% vão abandonar a a graduação.

Novaes, que já apresentou Projeto de Lei para a interiorização da Casa do Estudante e gratuidade da passagem intermunicipal, sugeriu que seja criada uma Comissão Especial para acompanhar a criação do Plano Estadual de Assistência Estudantil. A Comissão, segundo o parlamentar, poderá debater de forma mais ampla o assunto e ir mais além no avanço dos direitos estudantis.

Estiveram presentes representantes da Secretaria Estadual do Estado, dos quatro movimentos estudantis do Estado (UNE, UEP, UMES e UBES), além de dezenas de estudantes que tiveram a oportunidade de se pronunciar e lutar pela causa.

Blog: O povo com a Notícia

Fonte: Assis Ramalho
Joana Sampaio - Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Rodrigo Novaes