Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 28 de maio de 2013

Governo seleciona pessoas com deficiência auditiva para programa piloto de audição digital

O programa conta com investimentos de R$ 320 mil do Governo do Estado e R$ 213 mil do SoftexRecife para o desenvolvimento do Software que vai beneficiar pessoa com deficiência auditiva.
O Governo de Pernambuco, por intermédio das Secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) e de Ciência e Tecnologia (SECTEC), vai abrir nesta terça dia 28 inscrição para credenciamento de pessoas com deficiência auditiva, interessadas em participarem, como voluntárias e em caráter experimental, das ações do Projeto Nambiquara “Audição Digital”, para concessão de aparelhos de telefonia móvel e/ou de uso de software tradutor de voz, desde que atendido o disposto no edital
O Projeto Nambiquara “Audição Digital” é originalmente um convênio firado entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado e o CENTRO DE EXCELÊNCIA EM TECNOLOGIA DE SOFTWARE DO RECIFE (SOFTEX) intitulado “Projeto Telefonia para surdos – Testes de Campo para Pesquisa de Inclusão de Deficientes Auditivos à Rede de Telecomunicações Móvel”. No intuito de dar continuidade ao projeto foram adquiridos aparelhos celulares com capacidade de executar o sistema desenvolvido e testá-lo para transformá-lo em um produto comercial acessível a todos os deficientes auditivos. 621 aparelhos foram comprados pela SECTEC, no final de 2012, com recursos de Emenda Parlamentar do Ex-Dep. Luciano Siqueira(PCdoB), agora Vice-Prefeito do Recife.


O Nambiquara “Audição Digital” contempla não apenas a cessão de aparelhos, software e acesso aos servidores, mas também a cessão de uso do software e acesso aos servidores a qualquer deficiente que já disponha de aparelho compatível e que queira contribuir com essa etapa de desenvolvimento do sistema.

O sistema comporta até 3 mil usuários simultâneos. Com esse Edital, o Governo de Pernambuco visa selecionar 621 usuários que receberão aparelho e software tradutor de voz e até 2379 usuários que já possuam aparelho compatível (sistema operacional Android 2.2, ou superior) e que receberão somente o software tradutor de voz, para colaborarem na estruturação desse sistema. Os interessados em participar desse programa terão 15 dias úteis, contados a partir da data da publicação do edital, para entregar toda documentação de Inscrição para seleção. Os documentos (ver no edital) deverão ser entregues das 09:00 h às 17:00 h, à Comissão Especial de Seleção e Credenciamento, na Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência-SEAD/SEDSDH, situada na Rua João Ivo da Silva nº 342, Madalena Recife/PE, CEP: 50720-100, Fone: (81) 3183 3218.

Como Funciona o Audição Digital?Segundo o gestor de inovação da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (Sectec), Alexandre Stamford, o Software está em etapa de pesquisa e desenvolvimento, daí a necessidade de selecionar voluntários para aprimorar o sistema. “Os deficientes auditivos já utilizam o sistema de mensagens e chats dos celulares para se comunicarem, mas estamos trabalhando para desenvolver um sistema que permita maior autonomia dos surdos”, explicou.

Stamford citou como exemplo uma situação de emergência. “Imagine que um deficiente auditivo sofre um acidente na rua. A primeira coisa que ele faz é mandar uma mensagem de texto para um parente. Esse familiar é que vai ligar para o SAMU pedindo atendimento. Com o sistema de audição digital ele poderá ligar diretamente para a Central do SAMU agilizando o atendimento e garantido maior autonomia”.

O sistema funciona com decodificação de mensagens de texto em mensagens de voz e vice-versa. Ao ligar para uma pizzaria, por exemplo, a ligação será encaminhada para um servidor, onde está rodando o software. É esse programa que vai ‘interpretar’ cada palavra da mensagem e substituí-la por arquivos de voz do seu banco de dados e enviar essa mensagem de voz para o atendimento da pizzaria. Da mesma maneira o atendente da pizzaria poderá responder a ligação e o software vai fazer o caminho inverso, ‘interpretando’ as palavras do atendente e codificando-as em mensagem de texto.

Edital disponível em: www.sectec.pe.gov.br
Blog: O povo com a Notícia
Fonte: Secretaria de Ciência e Tecnologia