Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 13 de maio de 2013

ST perde UPA 24 horas para municípios menores, mas ligados ao PSB do governador


No dia 16 de abril de 2013, o Ministério da Saúde emitiu a portaria 616 relacionando as cidades aptas a receberem uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas). De acordo com a portaria disponibilizada no site do ministério, os municípios tinham até o último dia 8 para o envio da documentação necessária. Serra Talhada estava na disputa e já tinha realizado cadastro aguardando apenas um contato do Governo do Estado, que faria a ponte junto ao Governo Federal, uma vez que a discussão teria que ser bipartite (município e estado).

Apenas 13 cidades pernambucanas foram escolhidas. No sertão, somente três irão receber o privilégio de ganhar a UPA 24 horas, todas ligadas ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) do governador: Salgueiro, Araripina e Cabrobó. Esta última não é administrada pelo partido, mas recentemente o prefeito da cidade  tornou-se um neo-aliado do Palácio das Princesas.

Nos estudos enviados por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, que esperavam o aval do Governo do Estado, ficou comprovado a necessidade de se construir uma UPA 24 horas em Serra Talhada porque iria beneficiar 35 cidades do entorno e cerca de 800 mil habitantes. Um outro argumento é que a Capital do Xaxado é sede da terceira macrorregião de Saúde. Entretanto, nada disso foi suficiente e Serra caiu fora da disputa.

O FAROL apurou que a ‘rasteira’ dada em Serra Talhada acabou irritando o senador Humberto Costa (PT), que se encontra pessoalmente empenhado para fazer valer o direito dos serratalhadenses. A maior irritação do senador, segundo alguns técnicos da prefeitura, foi a falta de discussão ou pactuação do Governo do Estado com os municípios da região.

Ainda é incerto que  Humberto Costa irá conseguir mudar o rumo das coisas, uma vez que o prazo expirou no dia 8 de maio. Mas está claro que este episódio ilustra mais um capítulo do mote do governador Eduardo Campos, que garante poder “fazer mais e melhor”.

Blog: O povo com a Notícia
Fonte: Farol de Noticias