Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 25 de maio de 2013

UFPE oferece curso de inglês gratuito para universitários interessados no Ciência sem Fronteiras

Sem títuloAté a próxima sexta-feira (31), os estudantes de graduação interessados em participar do Ciência sem Fronteiras, programa de intercâmbio, podem se inscrever para fazer curso de inglês e concorrer às bolsas no exterior. As aulas, que começam em julho, serão ministradas no Núcleo de Línguas e Cultura (NLC), no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco, campus Recife. A priori, serão oferecidas 80 vagas e podem participar alunos de qualquer instituição de ensino superior que atendam aos requisitos descritos abaixo.
Os cursos são oferecidos na modalidade presencial e se estruturam em módulos de 60 horas/aula cada: Academic English 1, Academic English 2, Academic English 4, Academic English 5 e Preparatório para o Toefl (Toefl Prep). Serão ofertados curso intensivo (duração de um mês, com aulas diárias, de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h) e curso regular (duas vezes por semana, em dias e horários a ser definidos pelo NLC).

O processo seletivo será composto por três etapas: apresentação de documentos que comprovem o perfil elegível para a inscrição; realização de prova de nivelamento no NLC, em salas de aula, seguindo o padrão internacional de classificação dos níveis linguísticos em língua inglesa: A1 e A2, B1 e B2, C1 e C2; e classificação dos alunos por nível linguístico e formação das turmas. Cada turma terá, no máximo, vinte alunos em sala de aula. Para se inscrever, é preciso:
Para participar, é preciso ser estudante de graduação, regularmente matriculado em qualquer instituição de ensino superior de Pernambuco, em cursos diretamente relacionados às áreas prioritárias do Programa Ciência Sem Fronteiras e ter integralizado, no máximo, 80% do curso no momento da inscrição. Não serão aceitas candidaturas de alunos com integralização superior a 80%. Tamém é preciso ter nacionalidade brasileira, possuir bom aproveitamento acadêmico, sendo assim considerados os estudantes que:
1. Estejam participando ou tenham participado, por pelo menos um ano, com ou sem bolsa, de um dos seguintes programas institucionais apoiados pela Facepe, Capes ou CNPq: Pibic (Iniciação Científica), Pibiti (Iniciação Tecnológica), PET (Educação Tutorial), Pibid (Iniciação à Docência) e BIA (Incentivo Acadêmico);
e/ou
2. Tenham histórico escolar na graduação com média geral igual ou superior a 7,0 (sete) e nenhuma reprovação não recuperada, comprovado através do último histórico escolar emitido por órgão/setor responsável pelo registro acadêmico da instituição de ensino;
e/ou
3. Quando matriculados no 1º semestre de seu curso, obtiveram nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) superior ou igual a 600 (seiscentos) pontos.
Aulas
Os docentes serão professores e monitores que atuam no NLC, vinculados ao curso de Letras/Formação em Língua Inglesa da UFPE. Inicialmente, em julho de 2013, serão ofertadas 80 vagas ao total, exclusivamente para curso intensivo nos seguintes níveis linguísticos: uma turma para Academic English 1, duas turmas para o Academic English 4 e uma turma para o Toefl Prep.
Em agosto de 2013, serão ofertadas 120 vagas ao total para curso regular, sendo assim distribuídas: uma turma para o Academic English 1, uma turma para o Academic English 4, uma turma para Toefl (Toefl Prep), uma turma para o Academic English 2 para os alunos concluintes com êxito do curso intensivo do Academic English 1 (ofertado por esse edital e ministrado pelo NLC) e duas turmas para o Academic English 5 para os alunos concluintes com êxito do curso intensivo do Academic English 4 (ofertado por esse edital e ministrado pelo NLC).
A inscrição deve ser feita na Secretaria do NLC, localizada no primeiro andar do CAC (Avenida dos Reitores, sn, Cidade Universitária, Recife–PE). O candidato deverá anexar ao Requerimento de Inscrição (anexo I do edital), devidamente preenchido e assinado, os seguintes documentos:
Histórico escolar emitido pelo Siga, carimbado e assinado pelo coordenador do respectivo curso (quando aluno da UFPE e UFRPE) ou histórico escolar emitido pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico da respectiva IES-PE;
comprovante de matrícula, carimbado e assinado pelo coordenador do respectivo curso;
documento que comprove o percentual integralizado do curso, carimbado e assinado pelo coordenador do respectivo curso da IES-PE na qual o aluno está regularmente matriculado;
certificado do Enem (comprovante), se aluno ingressante;
comprovante de participação (certificado e/ou declaração) em ao menos um dos seguintes programas: Pibic (Iniciação Científica), Pibiti (Iniciação Tecnológica), PET (Educação Tutorial), Pibid (Iniciação à Docência) e BIA (Incentivo Acadêmico);
cópia autenticada do RG ou da certidão de nascimento.
Após a publicação da lista de pré-selecionados, no dia 4 de junho, na página do NLC, o candidato deverá, impreterivelmente, comparecer ao NLC às 14h do dia 6 de junho para prova de nivelamento de Língua Inglesa (exceto os classificados para o nível inicial). O aluno deverá se apresentar munido da carteira de identidade.
Os resultados da seleção das candidaturas serão publicados no site no NLC, no dia 12 de junho, a partir das 14h. As matículas serão entre 17 a 21 de junho e as aulas começam nos dias 1º de julho (curso intensivo) e 12 de agosto (curso regular). Confira aqui o edital completo, com ficha de inscrição e lista de cursos elegíveis pelo CsF.
Blog: O povo com a Notícia
Fonte: Diário de Pernambuco