Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 17 de junho de 2013

70 protestos no Brasil esta semana , será que vamos ter uma guerra civil no Brasil ?

Manifestantes programam mais de 70 protestos pelo Brasil nesta semana
Ativistas usam as redes sociais para mobilizar os simpatizantes da causa
Enviar para um amigo

A série de protestos que toma conta das ruas do Brasil nas últimas semanas continuou  a partir desta segunda-feira. Organizados pelas redes sociais, os eventos são ampliados dia a dia através da internet.


Sites apontam mais de 70 atos marcados para esta semana - só nesta segunda, pelo menos 13 cidades devem ter mobilizações. Todos seguem o mesmo tom: a luta por um transporte público de qualidade e contra a intolerância policial. Até uma cartilha com dicas para os participantes está sendo compartilhada. Entre as orientações, o registro das ações e o uso de roupas impermeáveis para proteção contra gás lacrimogêneo.


Em Porto Alegre, a primeira das capitais a registrar movimentos contra o aumento nas passagens de ônibus, um novo protesto está marcado para esta segunda-feira. Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, também deve ter mobilizações no final da tarde, com concentração na Praça do Imigrante. Na quinta-feira, é a vez de manifestantes saírem às ruas em Pelotas, Rio Grande, Santa Maria e Bagé.

Outra capital que aderiu aos movimentos contra o aumento nas tarifas do transporte público e à repressão da polícia foi São Paulo. Ao longo das últimas semanas, a onda de insatisfação tomou conta das ruas e registrou cenas de violência. A cidade deve ter novo protesto a partir das 17h desta segunda. A previsão dos organizadores é reunir mais de 220 mil pessoas.

Seguindo os passos de Porto Alegre e São Paulo, o Rio de Janeiro também deve aderir à mobilização na segunda-feira. Neste domingo, um conflito com a polícia ofuscou o jogo entre Itália e México, no Maracanã. O Batalhão de Choque usou bombas de efeito moral e spray de pimenta para dispersar o grupo que, até então, fazia um protesto pacífico.

Apoio vem de fora

Brasileiros que moram no Exterior também mostraram indignação e foram às ruas para apoiar os movimentos. A mobilização ocorreu em pelo menos quatro países.

Em Montreal, no Canadá, cerca de 150 pessoas se reuniram e caminharam do centro da cidade até a frente do consulado brasileiro. Outros atos foram registrados na Alemanha, Irlanda e Estados Unidos.

Em uma página do Facebook, manifestantes organizam mobilizações em mais de 50 cidades de todo o mundo.

Da internet para as ruas

Através do Facebook, um grupo organizou o movimento #VempraJanela que convida todos os brasileiros solidários aos atos a colocarem panos brancos nas janelas de casa. Usando a mesma rede social, os adeptos podem enviar fotos mostrando que aderiram a campanha da chamada "Segunda-feira branca".

Blog: O Povo com a Notícia

Fonte: ZERO HORA/YAHOO