Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 25 de junho de 2013

Abrindo caminhos para o canal da transposição do São Francisco

O canal da transposição do Rio São Francisco que se arrasta há anos e se arrastará por outros mais, por onde passa abre caminhos para a execução do projeto original. As águas do Rio São Francisco que um dia irão encher o canal quando estiver pronto, percorrerá até o destino final pela força da gravidade, para tanto, os engenheiros traçaram planos para desobstruir o caminho por onde passa o gigante da caatinga.

O canal da transposição não tem mudado apenas a paisagem da caatinga sertaneja, tem provocado mudanças também em estradas, rodovias, em fim, por onde passa o canal nada fica como era antes. Na BR 428 altura do km 29, bem próximo de onde tudo começa há 2 km do Rio São Francisco no município de Cabrobó, o canal da transposição chama a atenção de quem passa pela BR não apenas por se apresentar como uma obra monumental, mais também pelas mudanças que ela provoca.
Para abrir passagem para o canal a BR sofreu uma grande alteração, primeiro foi construído um desvio de aproximadamente 2 km, agora está sendo construída uma verdadeira serra para possibilitar a passagem do canal. Na serra que está sendo construída será montada uma ponte de 16 metros de altura com 30 metros de comprimento, por baixo da ponte passará o canal. Tudo obedece a traços arquitetônicos e de engenharia espetaculares, é o canal da transposição do Rio São Francisco, gerando empregos, dando oportunidades, trazendo esperanças, mudando paisagens, montando cenários e melhorando a vida de muita gente.
Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Blog do Didi Galvão