Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 11 de junho de 2013

Atenção Sertão: Rádios AM podem ser migradas para o FM

A presidenta Dilma Rousseff, já deu o sinal verde para a migração das rádios AM para a faixa FM, já defendido pelas associações que representam os radiodifusores no Brasil. 

O meio radiofônico brasileiro segue na expectativa: a proposta de migração das rádios AMs para os canais 5 e 6, fato que resultaria numa espécie de “FM estendido”, deu mais um passo em Brasília. 

O projeto de lei que trata desse tema será encaminhado neste mês de junho para a Casa Civil, com a expectativa de votação no Congresso ainda esse ano. Desde o segundo semestre do ano passado foram realizados vários estudos para definir a viabilidade dessa migração das AMs para o FM expandido. 

Caso seja aprovado o projeto de lei as emissoras que hoje operam na faixa AM poderão ocupar os canais 5 e 6 da televisão, faixa que no FM vai de 70 à 87.3 MHz.

Caso o projeto de lei seja votado ainda esse ano, o meio radiofônico poderá trabalhar com a possibilidade de iniciar o processo de estruturação técnica já em 2014. 


Nesse caso a AM em “FM estendido” partirá do mesmo ponto de transmissão de outras FMs tradicionais. 

O Ministério das Comunicações classifica a ação como crucial para ajustar todos os sistemas. Para Monique Cruvinel Bandeira, gerente de tecnologia da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a migração será benéfica. A especialista ressalta que o conteúdo será preservado, pois o papel das rádios é fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Monique Cruvinel indica que os investimentos em novas tecnologias agregarão melhorias para os ouvintes.Minuto Sertão
MUDANÇA DE HÁBITOS DO SERTANEJO - Com esta migração, o sertanejo poderá ouvir o som de FM (vindo do AM) com qualidade e sem chiados.

Blog: o povo com a Notícia
Fonte: Blog Pajeú da Gente