Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Brasil ganhou cinco novos municípios, agora são 5.570

Cinco novos municípios foram instalados no País, que agora conta com 5.570. Todos já têm legislação e prefeitos eleitos

Pará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina receberam, no total, cinco municípios em 2013. Com os novos mapas municipais, o Brasil passa a ter 5.570 municípios. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
O Instituto publicou mapas de 214 municípios brasileiros, que em sua maioria apresentam alterações promovidas em seus limites territoriais, além das cinco novas cidades instaladas esse ano. No Pará foi instalado o Mojuí dos Campos, no Rio Grande do Sul, o Pinto Bandeira e no Mato Grosso do Sul, o Paraíso das Águas.

Já em Santa Catarina foram instalados Pescaria Brava e Balneário Rincão. Todos esses novos locais já têm legislação aprovada e prefeitos eleitos nas eleições de 2011.
 Mapas do Censo Demográfico 2010 já estão disponíveis para consulta
Municípios devem aderir ao programa de implantação de farmácias até esta quinta (27)

Os mapas publicados pelo IBGE também refletem mudanças na legislação, alterando os limites municipais e ajustes cartográficos comunicados oficialmente ao Instituto.

Todas essas alterações territoriais já foram incorporadas à metodologia das Estimativas Populacionais de 2012.

Municípios brasileiros 
Com os novos dados do IBGE, o Brasil passa a ter 5.570 municípios. A Constituição Federal e as estaduais dão autonomia a eles, regidos por uma Lei Orgânica aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal. O chefe municipal é o prefeito, escolhido entre maiores de 21 anos para exercer mandato de quatro anos. As eleições são diretas e simultâneas.

O prefeito tem atribuições políticas e administrativas que se consolidam em atos de governo e se expressam no planejamento de atividades, obras e serviços municipais. Cabem ao prefeito, ainda, a apresentação, sanção, promulgação e o veto de proposições e projetos de lei.

IBGE 
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, assim como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

O Instituto oferece uma visão completa e atual do País, por meio da produção e análise de informações estatísticas, geográficas, estruturação e implantação de um sistema de informações ambientais e outras funções.

Blog: O Povo com a Notícia
Fontes:
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Senado Federal