Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Campanha contra a poliomielite começa neste sábado

imagemEste sábado é dia de vacinar contra paralisia infantil e, pela primeira vez em três décadas e meia de campanha, está havendo mudança na faixa etária convocada para receber as gotinhas que previnem a doença. A idade mínima a partir de agora é de seis meses. A máxima não muda. Poderão receber a dose crianças com até menos de 5 anos. Bebês menores precisam tomar antes a vacina injetável contra poliomielite.
“O esquema vacinal no Brasil prevê no momento o uso de duas vacinas. A injetável, com vírus morto, deve ser aplicada inicialmente no segundo mês de vida, com uma nova dose no quarto mês”, explica a médica Elizabeth Azoubel, coordenadora do Programa de Imunização do Recife. O reforço da vacina oral, com vírus vivo, atenuado, é feito a partir do sexto mês. Por isso, segundo ela, bebês que já chegaram a essa idade e ainda não tomaram a dose injetável devem ser levados a postos de saúde fixos para receber a injeção e agendar o reforço oral.

No Recife, a meta é vacinar 88 mil crianças do Dia D, deste sábado, até 21 de junho, quando termina a campanha. Neste sábado vão funcionar 600 postos. Além dos serviços de saúde do município, equipes estarão em shoppings, mercados e outros locais de grande circulação para facilitar o acesso à vacina. Para saber o ponto mais perto de casa, os pais devem ligar para 0800 281 1520. “É importante não esquecer o cartão de vacinação, para que seja avaliada a situação da criança e registrada a nova dose”, lembra Elizabeth.
Crianças com infecções agudas ou febre acima de 38ºC devem adiar a vacinação. A dose não é indicada às que possuem hipersensibilidade conhecida. Também não devem ser vacinadas com as gotinhas aquelas com deficiência imunológica.
Embora o Brasil não registre casos de paralisia desde 1990, a entrada de estrangeiros, em razão de negócios ou eventos, como a Copa das Confederações, podem favorecer a reintrodução do vírus. Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde pretende vacinar 630.992 crianças. (JC Online)
Blog: O povo com a Notícia