Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 12 de junho de 2013

COLUNA SEMANAL : SOMENTE 10% DOS PRESOS DE PE EXERCIAM ALGUM TIPO DE ATIVIDADE LABORAL EM 2012 Segundo o CNJ, pior penitenciária do Brasil está em Pernambuco.

11.06.2013 - Por Diego de Almeida Soares.

Dos 25.323 presos no sistema carcerário pernambucano em 2012, somente 2682 estavam exercendo algum tipo de atividade laboral, ou seja, pouco mais de 10% da população carcerária no estado trabalhavam, uma taxa de 98,6 presos trabalhando a cada 1 mil. A informação vergonhosa é fruto de levantamento realizado pelo Instituto Avante Brasil, com base nos dados do com dados do InfoPen. Os raros homens e mulheres que trabalham no sistema penitenciário Pernambucano exercem atividades de apoio ao estabelecimento penal; artesanato; rural; industrial ou em parceria com a iniciativa privada, órgãos do Estado ou paraestatais (Sistema S e ONGs).

Que o sistema penitenciário pernambucano é falido, todos já sabemos. Além de unidades prisionais superlotadas – considerada uma grande barreira para a recuperação dos presos, é terreno propício para a disseminação de crimes como homicídio, tráfico ilícito de entorpecentes, tortura, entre outros. A insalubridade é outro agravante presente em todas as unidades, passando por deficitária estrutura de saúde, alimentação, higiene e acomodações. O déficit dos servidores (agentes penitenciários), por sua vez, enfraquece a fiscalização.

Para agravar a situação, de acordo com estudo realizado Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2011, a pior penitenciária do Brasil está em Pernambuco, o presídio Aníbal Bruno, localizado em Recife. Além disso, a unidade foi recentemente denunciada pela Organização dos Estados Americanos (OEA) por violar os Direitos Humanos dos presos.


Assim, podemos dizer que “as chaves das unidades estão, literalmente, nas mãos dos presos”. Diante desses dados vergonhosos eu pergunto a vocês, meus leitores: É esse o Governo que queremos?

Diego de Almeida Soares - ´Presidente da Aspol.