Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 13 de junho de 2013

COM NOMEAÇÕES DE 350 MÉDICOS, ESTADO REFORÇA A REDE PÚBLICA DE SAÚDE

“Em 2007, Pernambuco tinha 27 hospitais públicos. Atualmente, nós temos 47 unidades. Para melhorar esse atendimento, estamos recrutando mais 350 médicos”. Foram essas as palavras do governador Eduardo Campos, durante o ato de nomeação dos novos profissionais que vão reforçar as escalas de plantão de 20 hospitais estaduais, tanto na Região Metropolitana como no Interior. A solenidade aconteceu nesta quarta-feira (12/06), na sede provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Durante a cerimônia, Eduardo ressaltou o esforço da equipe do governo em captar recursos humanos. “Além das bolsas em universidades particulares, nós também abrimos vagas nas instituições públicas fora da Região Metropolitana. Assim, o profissional recebe a formação e permanece na sua região”, disse o governador, lembrando que há uma carência de mão de obra especializada.

Eduardo ressaltou que “a falta de recursos para financiar a saúde é um desafio para o País”, e que é necessário encontrar uma forma de ampliar os investimentos no setor. O secretário de Saúde, Antônio Carlos Figueira, informou que 17% do orçamento do Governo são investidos na área. Figueira garantiu que a saúde ainda pode melhorar com o envolvimento das prefeituras. “Não basta só disponibilizar o recurso, pois os municípios têm que saber investir”, pontuou.

O prazo para que os profissionais comecem a trabalhar é de 60 dias. Ainda em seu discurso, o governador garantiu que o número de médicos contratados é suficiente para suprir a demanda atual. “Essa convocação é resultado de um estudo de técnicos da Secretária de Saúde”, disse Eduardo, esclarecendo que a seleção previa a contratação 248 profissionais, mas houve um acréscimo de 102 médicos, devido às aposentadorias, licenças e exonerações.

O Interior de Pernambuco vai receber 168 profissionais, com destaque para as especialidades de pediatria (31 médicos), clínica médica (30) e cirurgia (30). Já na Região Metropolitana, as especialidades mais reforçadas são a terapia intensiva (34) e a clínica médica (31). “Fizemos essa contratação expressiva para nos ajudar a manter um serviço de qualidade”, completou o governador.


A posse desses convocados vai acontecer na Secretária de Administração. Na ocasião, os aprovados devem apresentar a cópia e original dos seguintes documentos: diploma ou declaração de conclusão de curso de medicina, carteira do Conselho de Medicina, carteira de identidade, CPF, título de eleitor, com comprovante da última eleição, certidão de nascimento e/ou casamento, certidão de reservistas para candidatos de até 45 anos, PIS/Pasep, comprovante de residência e carteira de trabalho.

DIVISÃO – Os médicos da Região Metropolitana foram distribuídos da seguinte maneira: Hospital Barão de Lucena (44 médicos),; Restauração (42); Otávio de Freitas (33); Getúlio Vargas (29); Agamenon Magalhães (21); Jaboatão Prazeres (4); Alcides Codeceira (3); Ulysses Pernambucano (3); Correia Picanço (2); e Geral da Mirueira (1).

Já no Interior, a divisão fica assim: Regional do Agreste, de Caruaru (43); Dom Moura, de Garanhuns (26); Jesus Nazareno, de Caruaru (23); Inácio de Sá, de Salgueiro (18); José Fernandes Salsa, de Limoeiro (16); Belarmino Correia, de Goiana (12); Emília Câmara, de Afogados da Ingazeira (11); Ruy de Barros Correia, de Arcoverde (10); Professor Agamenon Magalhães, de Serra Talhada (6); e Vicente Gomes de Matos, de Barreiros (3).


Blog: O povo com a Notícia
Fonte: Blog do Júnior Finfa