Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 23 de junho de 2013

Em resposta a Dilma, médicos de Pernambuco paralisam as atividades na terça-feira

Após o anúncio em rede nacional da presidente Dilma Rousseff (PT) de que iria trazer médicos estrangeiros para atuar no Brasil, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) anunciou uma paralisação das atividades para esta terça-feira (25).
Poderão cruzar os braços todos os médicos que atuam em serviços eletivos (ambulatórios e Saúde da Família), que trabalham em unidades municipais, estaduais e federais. Os atendimentos em urgências e emergências, em hospitais e UPAs serão mantidos.
De acordo com o presidente do Simepe, Mário Jorge Lobo, o pronunciamento da presidente Dilma atropelou uma negociação que vinha sendo realizada entre as entidades nacionais e o Ministério da Saúde. Desde que o governo federal anunciou que traria médicos estrangeiros para atuar no Brasil sem a exigência do Revalida, um exame que testa os conhecimentos dos profissionais e lhe concede o direito de atuar no País, foi criado um grupo de trabalho para discutir o assunto.

O grupo é formado por representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Federação Nacional dos Médicos (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB).
“As entidades médicas não são contra a vinda de médicos formados no exterior, desde que realize a prova de revalidação de diploma desses profissionais. O médico brasileiro que quiser trabalhar em outro país deve ser aprovado em rigorosos exames”, explicou Mário Jorge.
Segundo ele, essa não é uma solução estrutural para um dos problemas que mais afligem o brasileiro, que é a qualidade do atendimento público de saúde. “O problema não é o número de médicos e, sim a falta de políticas públicas para fixar esse profissional em pequenas cidades”, afirmou. As informações são da assessoria de comunicação do Simepe.
Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Blog do Carlos Brito