Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 8 de junho de 2013

EMPRESÁRIOS E MINISTÉRIO PÚBLICO DISCUTEM ALTERNATIVAS PARA A GESTÃO EFICIENTE DO LIXO RECICLÁVEL

Os empresários, Ministério Público, prefeitos, recicladores de materiais e representantes da sociedade civil vão discutir alternativas para a gestão eficiente do lixo reciclável no Polo Gesseiro do Araripe. O encontro acontecerá no seminário “Diálogo Sustentável no Araripe”, realizado na próxima segunda-feira (10), às 14h, no Centro Tecnológico do Araripe (Araripina). "Nós queremos estabelecer um compromisso coletivo para a implementação na região das Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos", afirma o presidente do Sindicato das Indústrias do Gesso (Sindusgesso), Ariston Pereira.
Os realizadores do evento são o Sindusgesso e o Ministério Público de Pernambuco (MPE). "A ideia é alinhar as dimensões econômica, social e ambiental em propostas visando a utilização das melhores tecnologias disponíveis para eliminação dos gargalos que dificultam a gestão eficiente dos resíduos", afirma Dhyan Shamma, consultora de projetos socioambientais da Matura - Projetos & Inovações de Economia Circular, empresa coordenadora do evento.
Segundo Ariston Pereira, o sindicato está trabalhando para conscientizar as empresas gesseiras a investir em novas tecnologias que possibilitem o total reaproveitamento do gesso por meio da adoção do conceito da "Plataforma Berço ao Berço", também conhecida como Economia Circular, a qual prevê um processo de produção, uso e descarte de uma maneira cíclica onde não se produz resíduo. "Já existe tecnologia para fabricação de pré-moldados de gesso a partir de material reciclado", revela Pereira.
Na lógica circular não há descarte: tudo que sobra tem uma forma útil para outro ciclo, em um fluxo de materiais que se transformam. No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) trata disso de uma forma indireta, onde os fabricantes são parcialmente responsáveis pelo descarte pós-consumo de seus produtos e, portanto, devem implementar programas de logística reversa.

Como desdobramento das discussões no realizadas no seminário, os organizadores esperam gerar dois documentos. Um deles é uma "Carta Compromisso" entre empresas e as prefeituras dos cinco municípios que compõem o polo gesseiro (Araripina, Trindade, Ipubi, Bodocó e Ouricuri ). O segundo é um termo de compromisso Ambiental firmado entre o Ministério Público e o Sindusgesso.
Fonte: Mauro Gomes/Blog do Ivonaldo Filho