Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 14 de junho de 2013

ENERGIA SOLAR DEVE SER USADA EM POÇOS PERFURADOS PELO GOVERNO DO ESTADO

            

Sistema de geração de energia solar deve ser multiplicado para os poços instalados pelo Governo do Estado. A afirmação é do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, que nesta manhã de sexta-feira (14) acompanhou o funcionamento do equipamento implantado experimentalmente há 10 dias em um assentamento do distrito de Ameixa, Camurú, no Agreste. O prefeito Eduardo Gonçalves Júnior, o vice-prefeito, Marcos Costa, além do secretário executivo da Agricultura Familiar, José Cládio Silva, e o chefe de Gabinete da SARA, Sávio Omena, participaram da visita técnica.  

"Até 2014 serão perfurados 3 mil poços no Estado e cerca de 600 dos 900 que estão com perfuração e instalação em andamento vão passar por estudo técnico para se verificar a viabilidade da utilização do sistema de geração de energia solar, uma tecnologia de ponta e limpa, sem custo para o agricultor", destacou o secretário Aldo Santos.
No assentamento Ameixa vivem 17 famílias de agricultores que produzem em 170 hectares culturas de subsistência - milho, feijão -, além de jerimum, melancia e palma forrageira e ainda pequenos animais - ovinos, galinha - e bovinos leiteiros. "Estamos utilizando á água do poço para tudo - animais, limpeza das casas. O poço  fica a uma distância média de 200 metros das casas e está bombeando a água como uma energia normal e sem nenhum custo", falou o agricultor José Manoel de Lima.
O secretário executivo da Agricultura Familiar, José Cláudio, ainda conversou com   os assentados sobre a implantação de uma unidade demonstrativa de criação de peixe como mais uma alternativa de renda para os agricultores. Aldo Santos também garantiu a instalação de um dessalinizador no poço para melhorar a qualidade da água. 
Aldo Santos também visitou um açude que abastece a comunidade de Ameixa e informou que o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), fará estudo técnico para ampliar a capacidade de armazenamento d'água do reservatório. 

Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Site Nill Júnior