Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 29 de junho de 2013

Especialistas divergem sobre manifestações como tema do Enem

imageO tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) só será conhecido pelos candidatos no momento em que iniciarem a prova. Mas professores e especialistas na prova já avaliam as possibilidades de as manifestações realizadas durante este mês de junho serem ou não solicitadas aos candidatos.
O R7 entrevistou especialistas no assunto. Razões técnicas e logísticas podem fazer com que as chances de os protestos serem tema da redação ou cair em questões de múltipla escolha da prova sejam mínimas.
O professor universitário e sócio da instituição de ensino Primeira Escolha, Tadeu da Ponte, entende ser pouco provável que o tema seja solicitado no exame, embora não descarte uma chance mínima de que o assunto apareça, eventualmente como tema de redação.

— Quanto às questões do Enem, é bem pouco provável porque elas já estão processadas [...], então não dá tempo para a prova deste ano. Ela já foi elaborada. Para a redação, até seria possível.
O professor reflete sobre as chances de o tema cair na redação do Enem a partir do objetivo da prova.
— Qual o objetivo de uma redação de vestibular ou do Enem? É avaliar a capacidade escrita do candidato. A intenção da banca sempre é colocar um tema que tenha forte conexão com a realidade, como no caso de provas anteriores com temas como a liberdade sem fio da internet e o Brasil como foco de imigração. Mas estes não foram os assuntos mais falados dos respectivos anos [em que foram temas]. Quanto às manifestações, pode ser que caia, mas vão pedir uma visão bastante crítica para que o candidato não venha com a redação pronta.
Caso o Enem peça para o estudante se manifestar sobre o assunto, a dica do professor é que o candidato evite argumentos prontos.
— Você pode tentar usar um argumento que domina muito em uma coisa que não serve, e assim acaba fugindo do plano da redação. Você tem que analisar e ver o que é relevante para aquele tema. Escreva algo que tem relação com o que é perguntado.
Apesar de poucas chances do tema cair na redação do Enem, Tadeu lembrou, contudo, que a redação de 2011 teve uma questão dos caras pintadas.
— A visão crítica dos movimentos populares está presente constantemente no Enem. Está na matriz de habilidade porque requer o entendimento da sociedade sobre isso.
Já para a coordenadora pedagógica do ensino médio da Oficina do Estudante, Maria Elizabete Castro, o tema deve cair no Enem.
— Para a redação, acredito que deva cair algum tema como democracia, por conta das manifestações que aconteceram em todo País. Além do conteúdo do ensino médio, o estudante precisa adquirir a capacidade de interpretação e leitura. É uma prova muito interpretativa. (R7)
Blog: O Povo com a Notícia