Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 25 de junho de 2013

Estratégia não deu certo

A primeira pesquisa sobre a corrida presidencial em Pernambuco do Instituto Opinião, na qual Dilma bate Eduardo por uma frente de 10 pontos, não revela surpresas. O governador, embora tenha agenda de candidato, não assumiu ainda que está na disputa.

Some-se a isso o fato da presidente estar em campanha pela reeleição há mais de um ano, tendo vindo ao Estado quatro vezes nos últimos seis meses.

Eduardo perde para Dilma em todas as regiões do Estado e a distância cresce especialmente nos grotões, entre o Agreste e os sertões. Naturalmente, pelo peso eleitoral dos programas de distribuição de renda, especialmente o Bolsa-Família.

Há cidades no longínquo sertão onde mais de 70% da população está contemplada pelo programa, tornando-se, assim, refém e dependente do auxílio mensal dado pelo Governo. Pesquisas internas encomendadas pelo Palácio das Princesas batem com a o Instituto Opinião.

Posto em campo entre os dias 14, 15, 16 e 17 deste mês, o levantamento aponta Dilma com 44,6% e Eduardo com 33,7%. Na espontânea, Eduardo também perde para Dilma e de sobra para o ex-presidente Lula.

Há cenário para o governador melhorar, ampliar e passar Dilma? Pode haver, mas uma coisa está certa: a estratégia até o momento montada não produziu resultados.

Contra Dilma pesam as manifestações que eclodem no País, a ameaça da volta da inflação e a instabilidade política.

Quanto a Eduardo, este tem que repensar sua estratégia, porque criticar o Governo fazendo o PSB, o seu partido, parte dele é incoerente e incompreensível.

Além disso, o governador tem que assumir que é candidato e negociar rapidamente um leque partidário de apoio ao seu projeto, porque se ficar isolado no PSB terá apenas um minuto para propaganda na televisão, tempo insuficiente para fazer uma campanha eletrônica capaz de convencer as massas.

Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Blog Pajeú da Gente