Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Índio sertanejo está entre os 25 que poderão disputar grande finalíssima de Festival de Samba de SP

Cantor e compositor Gean Ramos - da  tribo Pankararu  de Jatobá(Pe)
Nascido e criado na tribo Pankararu, localizada no município de Jabotá (PE), Sertão de Itaparica, o cantor e compositor Gean Ramos é um dos 25 concorrentes da semifinal do São Paulo Exposamba 2013, que vai acontecer hoje (13) à noite no Sesc Pompéia, em São Paulo, quando um júri técnico vai escolher as seis melhores composições de samba para a final da mostra. Com doze anos de estrada, um violão nas costas e diversas composições na bagagem, ele lançou ano passado seu primeiro DVD, com um repertório repleto de gritos de liberdade e atenção em favor dos povos tradicionais, principalmente os indígenas.
O artista chegou à semifinal com a música ‘Joanas, Marias e Terezas’. “Num primeiro momento desse concurso disputei entre 1.200 concorrentes e sobrevivi, graças a Deus, ficando entre 120 artistas, concorrendo com os campeões do ano passado. Agora fico entre os 25 pra reta final. É um mérito grande sair de um lugar que quase não tem tradição com o samba e estar concorrendo com tanta gente boa”, argumenta Gean.

Também termina nesta quinta, após a apresentação da última composição da semifinal, a votação pela internet que definirá os 12 sambas finalistas da mostra pela indicação do público. A escolha é realizada pelos sites do G1 e da São Paulo Exposamba (www.saopauloexposamba.com.br).
A semifinal está marcada para as 20h. Logo após as apresentações dos candidatos, haverá uma homenagem ao centenário do músico Wilson Batista, parceiro de Noel Rosa e Ataulfo Alves. A final da Exposamba será no sábado (15), quando serão distribuídos prêmios de até R$ 35 mil. Até 24 sambas disputarão a decisão – 12 escolhidos pelo júri técnico e 12 pela votação popular feita pela internet.
Vitória
Para Gean, já é uma vitória chegar à semifinal por poder mostrar a história e cultura sertaneja de seu povo, servindo ainda para cobrar políticas que apoiem povos tradicionais com mais frequência. “Talvez seja uma forma de chamar a atenção para que Pernambuco para olhar também pro sertão, até por que a concorrente da capital foi eliminada no dia em que passamos a primeira fase”,destacou Gean. (Com a colaboração de Emmanuel Andrade/para o Blog)
Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Blog do Carlos Brito