Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Líder da facção ‘Al Qaeda’ é transferido para Pernambuco por determinação do STJ


A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) promoveu no final de semana a transferência do apenado André Quirino da Silva, mais conhecido como ‘Fão’ para a Penitenciária de Segurança Máxima Dr. Ênio Pessoa Guerra (PEPG), na cidade de Limoeiro, no estado vizinho de Pernambuco. A transferência foi realizada, secretamente, pelos agentes penitenciários do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe) com o apoio de batedores e agentes velados da Gerência Executiva de Planejamento, Segurança e Informação (Geplasi), ambos da SEAP.
Participaram da operação de transferência 50 (cinqüenta) Agentes de Segurança Penitenciária da Paraíba e no Estado de Pernambuco contaram com o apoio da Polícia Rodoviária Federal – PRF-PE.
Não foi a primeira vez que ocorre esse tipo de transferência de apenados paraibanos para o Sistema Prisional de Pernambuco, ano passado conseguiram transferência o traficante JOSENILDO DOMINGOS BARBOSA DA SILVA, conhecido por MAGO DE CAMPINA para Limoeiro-PE e DILLYAN MUNIZ, assaltante de bancos para Petrolina (hoje preso como foragido no PB01, mas que já pediu transferência para o Presídio de Petrolina novamente).
De acordo com o Secretário de Administração Penitenciária do Estado, o Delegado de Policia Civil Wallber Virgolino, “A SEAP em conjunto com o Poder Judiciário do Estado-PB, fizeram o puderam para evitar a transferência de André Quirino, pois temos condição de custodiar qualquer tipo de apenado seja que periculosidade for, principalmente, no Complexo de Jacarapé. O pedido de transferência corre desde o inicio do ano, sendo indeferido na fase Administrativa pela SEAP e negada nas duas instancias pelo Poder Judiciário, porém o Superior Tribunal de Justiça concedeu”.
André Quirino voltou à Paraíba do Presídio Federal de Rondônia no dia 29 de fevereiro de 2012 e foi encaminhado à Penitenciária Dr. Romeu Gonçalves de Abrantes (PB1 e PB2), onde permaneceu até esta data. O apenado é considerado o principal líder e articulador da pseudo facção criminosa conhecida como ‘Al Qaeda’ e comandava o tráfico de entorpecentes em várias comunidades de João Pessoa, além de instigar rebeliões, motins, danos ao patrimônio público, ameaçar de morte policiais, agentes penitenciários e outros criminosos. Ele é apontado pela Polícia Civil do Estado como um dos responsáveis pelo comando do tráfico de drogas na Paraíba e responde processos por homicídios, porte ilegal de arma, formação de quadrilha, tráfico de drogas e assalto.
André Quirino também é investigado por representar na Paraíba a facção denominada PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL – PCC, daí sua periculosidade, em razão de sua articulação com criminosos de outros Estados da Federação.
Ainda segundo Virgolino, “A transferência de hoje só comprova que o Sistema Prisional da Paraíba segue o caminho da disciplina e moralização, pois não foi em vão que ANDRÉ QUIRINO recorreu até o STJ em Brasília para ser transferido, só pede para sair quem se sente incomodado com os cortes de regalias, privilégios e a intensificação de uma disciplina rigorosa. Essa transferência é resultado de um trabalho sério, estratégico e eficiente, pois estamos conseguindo sufocar o crime organizado dentro dos Presídios, colocando o Sistema Prisional Paraibano entre os mais eficientes, seguros e disciplinadores do país. A missão determinada pelo Governador Ricardo Coutinho foi moralizar o sistema com disciplina e ressocializacao, e ‘missão dada, é missão cumprida’. Fugas e pedidos de transferências são sinais claros que as coisas mudaram e aquela zona de conforto de outros tempos se acabou. Com a ajuda dos agentes penitenciários vamos ter orgulho de nosso Sistema Penitenciário”.
O Secretário Wallber Virgolino ainda comentou que, “as Autoridades Policiais, Judiciais e o Ministério Publico têm que analisar com maior cautela e cuidado esses pedidos de transferências da Paraíba para outros Estados, principalmente, para o Estado de Pernambuco, notadamente, para as Unidades Prisionais de Limoeiro e Petrolina, pois essa não é a primeira transferência de criminosos da cúpula do Crime Organizado na Paraíba, deve haver um ponto crucial de vulnerabilidade nessas Unidades que encantam tanto os criminosos paraibanos, principalmente, os grandes traficantes”.
 
Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Paraíba.com.br