Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Mais uma: Professor de Medicina estaria sendo impedido de tomar posse por não ter documentação do Colegiado reconhecida pela Univasf

Depois da denúncia de que uma professora teria sido privilegiada em sua nomeação para o curso de Ciências Sociais por ser esposa de um docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o Blog recebeu mais uma informação de supostas irregularidades em processos para a nomeação de professores da instituição, desta vez no curso de Medicina.
A polêmica é de que o profissional foi aprovado em concurso público – inclusive em primeiro lugar –, mas estaria sendo impedido de tomar posse por atos administrativos da Univasf. A instituição não teria aceitado os certificados que comprovam sua atuação como preceptor e professor voluntário do próprio curso de Medicina.

A justificativa da própria universidade, que consta nos documentos aos quais o Blog teve acesso, é de que os certificados foram emitidos pelo Colegiado de Medicina, e não pelo setores responsáveis da instituição. Além disso, não consta nos assentos funcionais do professor documentação que comprove sua atividade como professor associado voluntário da Univasf.
A preocupação dos estudantes e dos próprios professores da instituição é de que o não-reconhecimento desses profissionais como preceptores e voluntários pode levar ao desinteresse em colaborar e um possível colapso do curso de Medicina. Por isso, a pauta teria entrado nas discussões dos estudantes do Diretório Acadêmico (DA). Na última semana, eles fizeram um protesto pelo qual uma das reivindicações era justamente que esses profissionais tivessem as atividades de docência e um certificado reconhecidos pela reitoria.
O caso do professor já está na Justiça. Sua defesa argumenta que não é usual a universidade se posicionar administrativamente contrária aos resultados de concurso regularmente conduzido, ainda mais contrariando documentos emitidos por setores da própria instituição. Ainda haveria suspeitas de perseguição pessoal contra o candidato, já que ele teria se posicionado contrariamente à eleição da atual gestão à reitoria.
O Blog já entrou em contato com a universidade e aguarda um posicionamento da instituição sobre o caso.
Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Blog do Carlos Brito