Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 15 de junho de 2013

MÉDICO “COM SINAIS DE EMBRIAGUEZ” É CONDENADO A INDENIZAR MÃE EM 140 MIL POR MORTE DE CRIANÇA.

imagem
TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) condenou nesta terça-feira (11) um médico a pagar R$ 140 mil de indenização por danos morais e pensão mensal à mãe de uma criança de dez meses, que morreu em consequência do atendimento feito pelo profissional em 2001, que estaria “com sinais de embriaguez”.

Em primeira instância, a indenização havia sido fixada em R$ 40 mil, mas ambas as partes recorreram. A mãe pediu o aumento da indenização. O médico negou a existência de qualquer responsabilidade pelo ocorrido.
A sentença do TJ-MG, além de ter ampliado o montante, condena o médico a pagar pensão mensal à mãe da menina no valor de 2/3 de um salário mínimo até a época em que a criança completaria 14 anos. Até a idade em que ela chegaria aos 25 anos, à pensão será reduzida para 1/3 do mínimo, estendendo-se até a data em que a vítima viesse completar 65 anos ou até o falecimento da mãe.
O médico foi condenado também pela Justiça de Minas Gerais, em decorrência do fato, em processo criminal, por homicídio culposo, em 2005.
De acordo com a denúncia, em abril de 2001, a trabalhadora rural levou a filha de dez meses, com pneumonia e suspeita de anemia, à Casa de Caridade de Ouro Fino (a 445 km de Belo Horizonte), para internação. Durante o atendimento, foi solicitada a presença na instituição de um cirurgião plantonista.
“O médico plantonista, ao chegar ao local, apresentava sinais de embriaguez, gritava e agredia funcionários e enfermeiros da Casa de Caridade”, diz a sentença.
Ainda segundo a denúncia, o médico, “sem condições de atender a criança, ele iniciou a dissecação de veias da menina, causando-lhe lesões, com cortes incisivos nos braços, pernas e virilha. O peito também foi perfurado para a introdução de um instrumento chamado intracath, de uso adulto e normalmente manipulado apenas por cardiologistas”.
O cirurgião ainda manteve a criança na mesa do ambulatório por duas horas. Após as suturas nos cortes, a menina foi encaminhada em estado grave para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre (a 390 km de Belo Horizonte). Morreu dias depois por insuficiência respiratória aguda, desencadeada por septicemia.
Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Blog do Tadeu Sá.