Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 11 de junho de 2013

PE atinge menos de 30% da meta de vacinação nos primeiros dois dias

Em Pernambuco, 185.317 crianças já se vacinaram contra a poliomielite (paralisia infantil), apenas no primeiro final de semana de campanha. O número representa menos de 30% do esperado: a expectativa é vacinar 630 mil crianças nos postos de saúde de todo o estado até o próximo dia 21 de junho. Um dos principais motivos alegados para a ausência foram as fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife nos dois primeiros dias.
A coordenadora de Imunização de Pernambuco, Adriana Baltazar, explica que a vacina é de rotina. “São só duas gotinhas. Todo mundo tem que tomar, mesmo que tenha o calendário em dia. O importante é que a gente mantenha erradicado o vírus da polio", alertou.
Os sintomas da doença se apresentam nos membros inferiores e a criança tem dificuldades no desenvolvimento da função motora. A eficácia da imunização da vacina é em torno de 90% a 95%.

Não existe tratamento para a poliomielite, somente a prevenção por meio da vacinação, mas a doença está erradicada no Brasil há 20 anos. O último caso registrado no País foi no ano de 1989, na Paraíba. Desde 1994, o país mantém o certificado emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) da erradicação da poliomielite.

Crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos devem se vacinar nos postos de saúde da cidade, que ficam abertos de segunda a sexta, das 8h às 12h. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. A Campanha de Vacinação contra a poliomielite segue até o dia 21 de junho.
Blog: o povo com a Notícia
Fonte: Blog Arcoverde News