Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Pernambuco: Dilma tem dez pontos à frente de Eduardo, revela Opinião

Faltando um ano e quatro meses para as eleições presidenciais, a presidente Dilma Rousseff (PT) continua sendo a preferida para 44,6% dos pernambucanos, segundo pesquisa do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), contratada com exclusividade por este blog.

Pré-candidato do PSB, o governador Eduardo Campos aparece em segundo, com 33,7%, seguido da ex-senadora Marina Silva (sem partido), com 5,9%, e Aécio Neves (PSDB), o lanterninha, com apenas 3%.

Brancos e nulos somam 6,6% e indecisos 6,2%.

Foram aplicados dois mil questionários em 80 municípios de todas as regiões do Estado, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na espontânea, modalidade na qual o entrevistado é forçado a lembrar do nome do candidato sem o auxílio do disco que contém os nomes avaliados, Dilma Rousseff lidera com 25,9%. Lula aparece em segundo, com 9,8%; Eduardo Campos em terceiro, com 8,5%; e Aécio em quarto, com 1,4%. São citados ainda José Serra (0,5%), Marina Silva (0,5%), Cristovam Buarque (0,1%), Fernando Collor (0,1%), Geraldo Júlio (0,1%) e Jarbas Vasconcelos (0,1%).


Dilma tem seus maiores percentuais de intenção de voto entre os eleitores com renda familiar de até um salário mínimo (55,8%). Está bem situada também entre os eleitores com grau de instrução até a 5ª série (49,5%) e entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (48,9%). 

Suas menores taxas aparecem entre os que possuem renda acima de dez salários (23,4%), com grau de instrução superior (35,2%) e entre os eleitores na faixa etária de 45 a 59 anos (43,2%). 

Com praticamente dez pontos abaixo de Dilma, Eduardo aparece melhor situado entre os que têm renda superior a dez salários (41,5%), com alto grau de instrução no ensino médio (35,9%) e entre os eleitores na faixa etária de 25 a 34 anos (36,1%). 

As taxas mais baixas de intenção de  voto estão entre os com renda familiar até um salário (29,3%), com grau de instrução da 5ª a 8ª séries (31,5%) e entre os eleitores na faixa etária de 16 a 24 anos (31,7%). 

Por região, os maiores percentuais de Dilma aparecem no Sertão Central, Pajeú, Moxotó e Araripe (59,7%), no Vale do São Francisco (54,1%), no Agreste (48,5%), na Zona da Mata (43%) e na Região Metropolitana (37,4%).

Já Eduardo aparece melhor na Zona da Mata (41,3%), na Região Metropolitana (37,2%), no Agreste (28,2%), no Sertão em geral (27%) e no Sertão do São Francisco (26,3%).

O melhor percentual de Marina é na Região Metropolitana (7,7%), e o de Aécio Neves no Agreste, onde aparece com apenas 4%.

METODOLOGIA - Foram realizadas duas mil entrevistas em 80 municípios de Pernambuco divididos proporcionalmente na Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste, Sertões do Pajeú, Moxotó, Alto Sertão, Sertão de Itaparica e Sertão do São Francisco. O intervalo de confiança estimado é de 95,5% e a margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares. 


Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Blog do Magno Martins