Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 4 de junho de 2013

Serra Talhada: casa dos pobres Situação de abrigo é precária; vereadores cobram apoio

Fundado em 1947, o abrigo Ana Ribeiro – a popular Casa dos Pobres, no bairro Manoel Pereira Lins – se mantém em Serra Talhada quase por milagre. A casa abriga 23 idosos, a maioria com doenças degenerativas típicas da idade, e o diretor-presidente, Carlos Cardoso, tem um cotidiano difícil para fechar uma conta mensal de R$ 12 mil por mês. A maioria da receita vem da doação de alguns empresários e da contribuição dos próprios idosos.
Na tentativa de mudar esta realidade a Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST) criou uma comissão formada pelos vereadores Sinézio Rodrigus (PT), Vera Gama (PHS), Manoel Enfermeiro (PT) e Jaime Inácio (PHS), que visitaram o local nesta terça-feira (4) e conversaram com todos os idosos. Após a visita que durou cerca de 1 hora, os parlamentares vão preparar um relatório cobrando uma ação mais efetiva da Prefeitura de Serra Talhada.

“A principal medida que tem que ser tomada é que a prefeitura repasse ao abrigo Ana Ribeiro uma subvenção que foi aprovada pela Câmara e está no orçamento 2013, no valor de R$15 mil”, disparou o vereador Sinézio Rorigues. Já os vereadores Vera Gama e Manoel Enfermeiro vão além das finanças.
“É preciso ter uma relação mais humanizada com os idosos, a partir da própria família. Alguns tem parentes em Serra Talhada que pouco vistam o local”, disse Vera Gama, recebendo um aparte de Manoel. “Também devemos cobrar mais assistência médica por parte do governo”, reforçou o petista. Os parlamentares deram a sugestão de realizar mutirões de saúde com especialistas de várias áreas.
AGRADECIMENTO
O diretor-presidente do abrigo Ana Ribeiro, Carlos Cardoso, agradeceu a visita dos parlamentares e espera mudanças a partir de agora. “Temos apenas um funcionário cedido pele prefeitura e nada mais. Nossas despesas são altas e não basta o apoio voluntário de alguns empresários.Estou na frente da entidade há dois anos e os problemas são os mesmos”, disse Cardoso, informando que a casa precisa de apoio médico, de fisioterapeutas e oftalmologistas. “Para se ter uma ideia, temos o apoio de um fisioterapeuta que vem de Santa Cruz da Baixa Verde fazer um trabalho voluntário”, disse Carlos Cardoso.

Blog: O povo com a Notícia
Fonte: Farol de Notícias