Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 25 de junho de 2013

Só milagre salva a Telexfree. Um milhão de pessoas envolvidas na maior pirâmide financeira da história do Brasil.

A decisão de ontem (24) do Tribunal de Justiça do Acre, mantendo a sentença da juíza, que determinou o congelamento das contas da Telexfree, praticamente determinou o fechamento da empresa.
Este é o maior golpe financeiro da história do Brasil, se considerarmos a quantidade de pessoas envolvidas.
Estima-se que 1 milhão de contratos tenham sido negociados, gerando mais de R$ 1 bilhão.
Confesso que a pirâmide durou mais tempo do que eu esperava. Pelo andar da carruagem, achava difícil alguma decisão judicial, mas acabou saindo.
No Acre 20% da população economicamente ativa estava envolvida na pirâmide, que cresceu principalmente nos pequenos centros urbanos.
Muita gente vendeu casa, carro, ou ainda colocou todas as suas economias, apesar do alerta que foi dado ainda em fevereiro. Se tivessem ouvido todos os que avisavam, ainda daria tempo para recuperar o dinheiro investido.
Agora é tarde.
O funcionamento de uma pirâmide depende da entrada de novos partícipes, e a Telexfree já dava sinais claudicantes. Em junho não pagou ninguém, falando de uma exigência de pagamento de impostos mensais, coisa que não existia.
Ainda tentaram inventar um seguro de última hora, mas foram desmascarados.
Agora a Justiça irá tentar recuperar o dinheiro, mas será praticamente impossível.
Todas o dinheiro está depositado em contas correntes no exterior, onde as transferências para pagamento dos serviços (a publicidade inútil na internet) eram feitas ao Brasil semanalmente.
Como a entrada de novas pessoas depende basicamente de confiança, mesmo que a empresa consiga reverter no STJ, só mesmo sendo muito desinformado ou louco para entrar na pirâmide.
Aliás, o advogado da Telexfree, Horst Fuchs, apagou todas as informações da sua página no Facebook.
Com isso, após 15 meses, 1 milhão de pessoas e R$ 1 bilhão, chega ao fim a Telexfree, a maior pirâmide financeira da história do Brasil.
                                             
Blog: O Povo com a Notícia