Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 8 de junho de 2013

UNIDADES DO SAMU VÃO ATENDER 12 MUNICÍPIOS DO ALTO E MÉDIO PAJEÚ


Em reunião realizada na tarde desta Sexta (07), em Afogados da Ingazeira, o Secretário Estadual de Saúde, Antônio Figueira, anunciou para Setembro a chegada das unidades do SAMU ao Sertão do Pajeú. Em reunião com os Prefeitos de Afogados da Ingazeira, Tabira, Itapetim, Quixaba, Carnaíba, Ingazeira, Iguaracy, Tuparetama, Santa Terezinha e São José do Egito, ele apresentou o modelo de gestão do SAMU e as contrapartidas financeiras dos municípios. Por cumprirem agenda no Recife, os Prefeitos de Brejinho e Solidão enviaram os respectivos secretários municipais de saúde.
 
Serão duas unidades em Afogados da Ingazeira e duas em São José do Egito (uma ambulância básica e uma avançada, com UTI); além de uma unidade de suporte básico em Tabira. Afogados da Ingazeira vai atender aos municípios de Quixaba, Carnaíba, Iguaracy e Ingazeira, além, é claro, de Afogados. Já as unidades de São José do Egito, atenderão aos municípios de Itapetim, Brejinho, Tuparetama e Santa Terezinha. A de Tabira vai atender também ao município de Solidão. A Central de Regulação 192 está sendo implantada em Serra Talhada e deve entrar em funcionamento em Setembro, junto com o atendimento do SAMU na região.



“A chegada do SAMU vai representar a chegada do serviço de UTI, uma vez que as unidades avançadas contarão com equipamentos e profissionais capacitados para esse tipo de atendimento,” informou o Secretário Antonio Figueira, que visitou ao lado do Prefeito José Patriota, as obras da UPA Especialidades de Afogados da Ingazeira, um investimento de seis milhões de Reais em estrutura física e equipamentos de alta tecnologia.
 
O Prefeito José Patriota destacou a importância dos investimentos em saúde que o Estado e os municípios vem fazendo na região. “A qualidade do primeiro atendimento, sobretudo em casos de politraumatismo, é decisivo para salvar a vida de um acidentado. Estamos propondo, junto com os demais prefeitos, a elaboração de um edital criterioso para selecionarmos os profissionais socorristas que comporão as equipes do SAMU. Sem nenhuma intervenção política, fundamentada unicamente na competência e na experiência dos profissionais nesse tipo de atendimento de urgência,” destacou Patriota.(ASCOM - Fotos: Júnior Finfa)

Blog: O povo com a Notícia
Fonte: Blog do Júnior Finfa