Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 19 de julho de 2013

25 mil toneladas de milho serão distribuídas em Afogados da Ingazeira, Floresta, Serra Talhada e outros municípios do Sertão


As 25 mil toneladas de milho que chegaram a Pernambuco para a alimentação do rebanho serão suficientes para abastecer os polos do Sertão durante três meses. A informação é do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, que representou o governador Eduardo Campos, na manhã de ontem quinta-feira (18), na assinatura, juntamente com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Nery Geller, e o presidente nacional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rubens Rodrigues, no Porto do Recife, do Termo de Compromisso para viabilizar a operacionalização do Programa Venda Balcão Especial em Pernambuco.

Na ocasião, eles informaram que está sendo discutida uma próxima operação para compra e transporte de milho via cabotagem pelos governos Federal e Estadual. “Temos tido a parceria de Pernambuco para fazer o milho chegar aos produtores em um momento que a região passa por uma grande estiagem e consequentemente apresentando uma das maiores demandas por milho da história”, falou o secretário nacional de Política Agrícola do Mapa, Nery Geller, que anunciou investimento do Governo Federal de R$ 40 milhões para abastecer a cadeia produtiva da pecuária na região Nordeste.
O secretário Aldo Santos informou que a partir do próximo dia 29 de julho, as 25 toneladas de milho estarão nas unidades de armazenamento, mantidas pelo Governo do Estado, nos municípios de Afogados da Ingazeira, Floresta, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina, no Sertão, além de Garanhuns, no Agreste Meridional.

O milho vai atender aos criadores afetados pela estiagem prolongada. A saca de 60 quilos poderá ser adquirida ao preço subsidiado de R$ 18,12, valor 60% abaixo do praticado no mercado. “Conforme medida provisória presidencial os recursos originados do pagamento dos produtores serão destinados aos custos com a logística de transporte e 50% para ações de convivência com o Semiárido”, explicou Santos.

Desde que a operação foi iniciada, em maio de 2012, Pernambuco já recebeu 42,5 mil toneladas de milho, para ser comercializadas com os produtores atingidos pela estiagem. Aldo Santos ressalta que para melhorar a logística de venda do milho, diminuindo as distâncias e os custos com transporte, o Governo do Estado aumentou o número de unidades de comercialização. “Pernambuco só contava com dois polos para atender aos produtores – um em Recife e outro em Arcoverde – e, atualmente, conta com 12 polos espalhados pelo Estado para facilitar a distribuição”, destaca o secretário.

Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Blog do Luiz Carlos