Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 25 de julho de 2013

“A educação está péssima, a saúde horrível e as prefeituras que o PT assumiu, você sabe, estão um caos”, diz irmã do ex-presidente Lula em Salvador


A comerciante Maria da Silva Gramone, 54 anos, gastou quase duas horas para vencer, ontem, o percurso entre o município de Dias d”Ávila (BA) e o bairro de Ondina, em Salvador. Maria de Lula, como é conhecida em sua cidade, enfrentou dois ônibus para dar um abraço no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – seu irmão por parte de pai.
Enquanto esperava terminar a conversa entre Lula e a sucessora, Dilma Rousseff, em um hotel na capital baiana, a comerciante deu entrevista ao Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor, na qual criticou a inflação, o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida. Também pediu a volta do irmão ao poder. Lula e Dilma participaram de ato em comemoração aos dez anos do PT no governo federal.
Nascida no Guarujá, Maria de Lula é fruto do segundo casamento de Aristides Inácio da Silva, pai de Lula. A vida simples e o pouco contato com o irmão talvez expliquem a sinceridade com que trata temas sensíveis ao governo petista. “O pessoal acha que ela não ganha mais”, disse Maria sobre a reeleição de Dilma. Na sua avaliação, o governo do irmão foi “melhor em tudo”, o que não significa que ela esteja satisfeita. “A educação está péssima, a saúde horrível e as prefeituras que o PT assumiu, você sabe, estão um caos”, completou.

Dona de uma mercearia em Dias d”Ávila, a irmã do ex-presidente se queixa da inflação e da carga de impostos que tem que recolher. Segundo ela, os preços dos produtos que comercializa dispararam no último ano. Perguntada sobre o legado deixado por Lula, Maria acabou criticando os programas Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida, que, a seu ver, carecem de fiscalização eficiente.
“Tinha que ter uma fiscalização maior para ver quem realmente precisa. Tenho uma vizinha que ganhou o Minha Casa, Minha Vida, mas ela já tem uma casa de aluguel e vai repassar. Eu não aceito isso”, disse a comerciante. Maria de Lula também não poupou o Minha Casa Melhor, programa federal que facilita a aquisição de móveis e eletrodomésticos. “Vai ser gente comprando e revendendo. Acho que essa é uma das coisas que tinha que mudar”, completou.
Questionada sobre os protestos que tomaram o país em junho deste ano, a irmã do ex-presidente disse que seu filho mais velho, Samir, foi às ruas. “Foi reclamar da qualidade dos serviços públicos”, explicou ela. Maria de Lula acredita que há gente interessada em prejudicar a presidente Dilma infiltrada nas manifestações. Antes de subir para encontrar o irmão no hotel, Maria disse não ter notícias sobre a saúde de Lula. “Tudo que eu vi foi pela televisão. Vou perguntar pra ele agora”, despediu-se.
Informações do Valor Econômico
Blog: O Povo com a Notícia