Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 9 de julho de 2013

A INDIGNAÇÃO DO ADVOGADO E EX VEREADOR CLÓVIS LIRA COM PRAÇA EM CARNAIBA


 O Advogado e ex vereador do município de Carnaíba, Drº Clóvis Lira está indignado com uma praça em Carnaíba com foi inaugurada com o nome do seu pai, o senhor João Gomes de Lira que foi delegado e vereador no município carnaibano.

O fato é que no dia 12 de Junho, o prefeito de Carnaíba ao lado do ex prefeito Anchieta Patriota realizaram a inauguração da praça denominada agora Praça João Gomes de Lira, sem nenhuma divulgação para os parentes distantes para que pudessem se fazer presente na inauguração da praça que homenagearia o saudoso tenente que também foi um dos combatentes ao cangaço.
Segundo Clóvis Lira, alguns familiares só tiveram conhecimento duas (02) horas antes da inauguração. Dos 11 filhos apenas três tiveram presentes por um já mora na cidade e dois teriam ido á cidade devido à festa do padroeiro Santo Antônio.
Para o advogado, isso foi uma forma de obscurecer o nome do saudoso tenente João Lira que deixou muitos amigos em Carnaíba e principalmente as obras executadas pelo mesmo quando foi presidente da Câmara de vereadores de Carnaíba nos anos 70.

 Clóvis Lira relembra os serviços prestados por seu João Lira em Carnaíba e afirma que essa atitude do ex prefeito Anchieta Patriota  foi mesquinha, tentando obscurecer a importância de João Gomes de Lira na história de Carnaíba onde ele quando foi delegado sempre manteve a ordem no município e a prova disto foi na eleição de 1963 quando houve uma disputa acirrada entre Milton Pierre e Badu Medeiros, na época não houve nenhum um incidente grave no município devido o serviço do Tenente João Lira que posteriormente foi eleito vereador do município carnaibano onde apresentou Projeto na Camara de vereadores para que fosse homenageado o compositor Zedantas, projeto esse aprovado mas sem interesse pelo prefeito na época que era Reginaldo Mendes. Mas mesmo assim o tenente João Lira conseguiu com seus ideais colocar o busto do poeta e resgatou a história e a imagem de Zedantas para o povo de Carnaíba.

Quando o tenente João Lira foi vereador em Carnaíba, em 1976, o município não tinha bandeira, a qual foi confeccionada pelo mesmo, inclusive costurada pela sua saudosa esposa, a senhora Gisélia Amaral de Lira, ainda moralizou o Poder Legislativo de Carnaíba quando alugou um prédio e comprou móveis, deixando assim o Poder Legislativo independente do Executivo, já que os vereadores se reuniam em um quarto pequeno no antigo vapor localizado por trás da prefeitura onde hoje é a Secretaria de Assistência Social.

O Tenente João Lira apresentou na época, vários Projetos de Lei e vários Requerimentos para melhorar as condições de vida do povo de Carnaíba, mas infelizmente o prefeito da época não atendeu as referidas solicitações.
Por isso e por tantas outras coisas que o NOME  e a MEMÓRIA do Tenente JOÃO GOMES DE LIRA merecia respeito. 
Uma praça sem árvores, sem pista de Cooper, sem uma planta se quer, sem uma fonte luminosa, ou seja, sem nada. Apenas 12 banquinhos e seis postes e muito degraus. Onde já se viu uma praça apenas com degraus? Já que deveria ser ponto de lazer para crianças e idosos. A praça não vai servir para os moradores do Curral do Gado, onde foi construída a praça. Local de pessoas humildes, e  o Tenente quando com vida sempre respeitou e era respeitado por esta gente.

Dos 11 filhos, apenas três por coincidencia estiveram na inauguração da praça, são mais de 40 netos e dezenas de bisnetos, sem contar os sobrinhos, primos e o afilhado Anchieta Alves. Foi um desrespeito á todos!

Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Blog do Cauê Rodrigues