Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 7 de julho de 2013

BRASIL: Ex-presidente Lula diz que movimento das ruas foi provocado pela “direita”

Lula já se reuniu com jovens líderes ligados ao PT e desenhou uma assombração: é a “direita” que está borrando a imagem do Brasil no exterior e esborrachando a de Dilma internamente.
Não que Lula não enxergue e não critique os erros na economia, a inabilidade política da pupila e a competência do governo, mas ele precisa construir um culpado, já que ela não pode ser a culpada. Comprometeria a eternização no poder.
Ok. Os críticos são sempre “adversários”, adversários são “da elite” e a elite que incomoda é “de direita”. A isso a gente já está acostumado. Mas o que é, quem é e que cara tem essa tal nova “direita”?
Democracias comportam tendências de esquerda, centro e direita. Os conservadores estão ganhando ousadia, até impondo uma pauta-retrocesso no Congresso, da “cura gay” ao “Estatuto do Nascituro” e ao cheiro de CPI do aborto no ar. Nada disso, porém, está dando certo, especialmente depois dos protestos de rua. Aliás, a marcha dos evangélicos encolheu 40% em relação a 2012.
E os partidos aliados reclamam de barriga cheia, as empreiteiras estão felizes da vida com Copa e Olimpíada (e jogando um bolão com Lula), os bancos sentiram a marretada nos juros, mas vêm de anos de lucros recordes e esfregam as mãos com o recrudescimento da Selic. Mais: se há alguém feliz com Dilma, é a cúpula do agronegócio. Que outra “direita” teria organização e discurso capazes de pôr um milhão e meio de pessoas nas ruas contra tudo e contra todos?
Só restaria a Lula carimbar de “direita” a garotada, a classe média, os idosos e os internautas que exigem transporte, educação, saúde, segurança e, sobretudo, respeito. Uma péssima ideia dele, logo quando a cúpula do PT planeja fazer o inverso: infiltrar seus militantes nos movimentos independentes. A assombração, portanto, não mete medo em ninguém.

Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Folha de São Paulo