Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 14 de julho de 2013

BRASIL PENSA COMO UM BANANA E IMPORTA BANANA DO EQUADOR

imagem
Como quem pensando que o povo brasileiro seja um banana, somente agora o governo federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estuda um meio para barrar ou ao menos adiar a importação de banana do Equador.
O ministro Antônio Andrade propôs uma articulação com os Ministérios do Desenvolvimento,Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e das Relações Exteriores (MRE) para impedir a entrada imediata dos produtores do país no mercado do Brasil. O país vizinho pressiona as autoridades brasileiras para liberar a entrada do fruto.Ocorre que os bananicultores nacionais alegam que, além de ter a produção subsidiada pelo governo, a fruta equatoriana é portadora de doenças que podem causar grandes estragos à produção do Brasil. Um relatório técnico apresentado a Andrade alerta para o risco da importação de pelo menos seis pragas de efeitos devastadores para a cultura no País, além de um fungo altamente resistente aos pesticidas aplicados no controle da sigatoka-negra, doença já instalada no Brasil. Os bananais doEquador recebem 40 pulverizações com defensivos químicos por ano, quatro vezes mais que osbrasileiros.


Nesta quinta-feira (11) o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento recebeu representantes daConfederação Nacional de Bananicultores (Conaban) e de associações de produtores para discutir com outros ministérios formas de impedir a entrada da fruta equatoriana.
Além do mais, a Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (Abavar) afirma que a entrada dabanana do Equador causará desequilíbrio econômico e financeiro nas regiões produtoras nacionais, pois a produção do país é baseada na exploração de mão de obra, até mesmo infantil.
Na análise do secretário executivo da Abavar, Ronnei Lima do Nascimento, a banana do Equador pode chegar a São Paulo, maior centro consumidor, a preço menor do que a produzida no Vale do Ribeira. “Será um desastre para a economia da região”, prevê O Vale responde por 70% da produção paulista debanana, de 1,2 milhão de toneladas, e a cultura está em pequenas propriedades.
Brasil é o terceiro maior produtor de banana do mundo, com produção de 7,5 milhões de toneladas por ano, atrás da Índia e da ChinaSão PauloBahiaSanta CatarinaMinas GeraisParáCeará ePernambuco são responsáveis por 74% da produção brasileira. No País, são cultivados cerca de 500 mil hectares e estima-se que a fruta gere 520 mil empregos diretos e dois milhões indiretos.
NOTA DO BLOG
Como sabemos o Brasil possui imensas áreas de terra, inclusive no nordeste brasileiro, e em especial nesta região do São Francisco que muito bem poderia se tornar num dos maiores celeiros de produção de bananas do mundo, o que geria emprego e renda para todos, basta para tanto que o governo estude técnicas que possa viabilizar a venda do produto com preços compatíveis ao Equador e para isto, basta apenas querer.
Por outro lado, se o governo brasileiro está preocupado com os preços mais altos de alguns dos nossos produtos, ele próprio deveria seguir o exemplo e trazer gasolina de alguns dos países vizinhos cujos preços em alguns caos é inferior três vezes ao preço do praticado no Brasil. Não e´uma  boia ideia?
Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Blog do Tadeu Sá