Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 27 de julho de 2013

Cabrobó(PE): Eudes Caldas anuncia rompimento político com Dr.Auricélio

eudes caldasO ex-prefeito de Cabrobó, Eudes Caldas (PTB), revela que a aliança criada em 2012 para eleger o atual prefeito Dr.Auricélio Torres (PSB) acabou, e que não existe diálogo entre os dois. Nesta entrevista exclusiva ao editor da Folha da Cidade, Cláudio Angelim (www.folhadacidade.blog.br), o líder petebista diz que a rejeição de suas contas pelo TCE foi uma “injustiça”. Quando perguntado sobre a gestão do seu sucessor, Eudes desvia-se e diz que “o povo fará sua avaliação”. Em relação a 2014, o ex-prefeito defende a volta de Lula (PT) para concorrer à Presidência da República e afirma que Armando Monteiro Neto (PTB) disputará o governo estadual.

Folha da Cidade – O senhor é apontado pela população como um político de grandes obras. Quais são suas principais realizações nos oito anos à frente do Governo Municipal de Cabrobó?
Eudes Caldas – Na infraestrutura urbana foram construídos calçamentos em mais de 40 vias públicas. Construímos a praça João Freire de Carvalho, as praças das Avenidas Agamenon Magalhães, Conrado Ferraz, Brígida de Alencar e Júlio Pires. As quadras de esportes da Subestação, Temperatura e Vila das Flores, além das quadras na área rural, como Boqueirão, Murici e Riacho Fundo. Construção do portal da Cidade, o pátio da feira, a academia das cidades na Subestação e o novo cemitério público. Na habitação foram viabilizados recursos para construção de mais de mil casas populares. Foram doados terrenos para instalação da Caixa Econômica Federal, Polo Indígena, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e INSS. Na Educação foi construído o prédio da Secretaria de Educação e mais de 30 salas de aula, além da aquisição de mais de 16 ônibus escolares. Foram adquiridos mobiliário e condicionadores de ar para as escolas municipais e implantada a casa do estudantes de Cabrobó na cidade de Petrolina, uma das nossas primeiras ações. Tivemos um aumento significativo da qualidade na educação, medida através do Ideb. Foi construída a creche do bairro Temperatura e iniciadas as obras da creche da Vila das Flores. Efetuamos doação do terreno para construção da Escola Técnica Estadual em Cabrobó. Fortalecemos a administração com a aquisição de mais de 15 veículos para as secretarias municipais. Na área da saúde, construímos a maternidade do hospital e implantamos vários programas de saúde, como seis unidades do Programa de Saúde da Família, com construção do prédio e implantação do PSF dos Sem-Teto do Parque de Exposição. Também foram implantados diversos programas na área de desenvolvimento social. Construímos o prédio do CRAS indígena e implantamos o programa, assim como o CRAS urbano, entre outros. Na área rural, construímos cinco grandes adutoras atendendo a mais de 300 propriedades rurais. Também foram recuperadas, construídas e ampliadas várias barragens e barreiros, além da ampliação e melhoria das passagens molhadas do Riacho Grande e Umari. Foram adquiridas ainda uma patrol, cinco retroescavadeiras e uma bobcat.
Folha da Cidade – O Tribunal de Contas do Estado (TCE) recentemente rejeitou as contas de seu governo, referente ao ano de 2010, o que pode torná-lo inelegível. O que o senhor tem a dizer sobre isso?
Eudes Caldas – Evitar fechamento de Unidades de Saúde da Família, com demissão de médicos, enfermeiras, dentistas e paramédicos, deixar de implantar Programas Sociais em beneficio dos mais pobres, em face de ser impedido por uma legislação injusta, por não poder gastar com remuneração de pessoal acima de 54% da receita municipal não devem ser motivo para deixar bons administradores inelegíveis. É profundamente injusto esse posicionamento.
Folha da Cidade – O senhor Foi o responsável pela união da situação e da oposição ao apoiar o então candidato a prefeito Dr.Auricélio Torres (PSB), ano passado. Como está esta aliança?
Eudes Caldas – Uma aliança política requer um diálogo permanente. Como não houve iniciativas desse diálogo no pós-posse, evidentemente seria natural o seu esvaziamento. Portanto, acho que por falta de interação entre seus principais ativistas, a aliança deixou de existir.
Folha da Cidade – Mas o senhor participa de alguma forma do atual governo municipal?
Eudes Caldas – Eu diria que nem de forma direta ou indireta somos partícipes do atual governo. Não fomos ouvidos para indicação de cargos ou postos de relevância na atual gestão. Se alguém que faz parte do nosso governo estiver integrando o atual, certamente não foi por indicação nossa. Posto que alguma pessoa que ocupa cargo de relevância no atual governo se acha indicação nossa, o que não vemos como fato concreto, fica o chefe do Executivo à vontade para tomar qualquer medida que achar conveniente em relação às mesmas.
Folha da Cidade – Qual a sua análise sobre a gestão do prefeito Dr.Auricélio?
Eudes Caldas – Prefiro que o povo, na sua infinita sabedoria, seja o legítimo analista da atual gestão.
Folha da Cidade – Como anda o seu relacionamento com ele?
Eudes Caldas – Exceto a relação de ordem pessoal, que por uma questão de civilidade deve ser respeitada de parte a parte, não existe relação política ou administrativa com o atual prefeito.
Folha da Cidade – Como o senhor. encarou a atitude dos vereadores Jorge Cavalcante (PSD) e Zezito Salu (PR), até então seus aliados, que votaram pela rejeição de suas contas na Câmara?
Eudes Caldas – Eu acho que certas pessoas se comportam conforme o seu perfil. Mudam de posicionamento ao sabor de suas necessidades. Portanto, quem vai julgar suas atitudes e gestos é a população, no momento oportuno. De minha parte, estou com a consciência tranquila daquilo que fiz em favor do povo, não os deixando sem receber os direitos e obrigações que são inerentes ao administrador, tais como saúde, educação, inclusão social, etc.
Folha da Cidade – E para governador do estado? Seu correligionário, o senador Armando Monteiro (PTB), desta vez emplaca?
Eudes Caldas – Armando é candidato com certeza em 2014, pois o seu projeto vem sendo discutido com o povo pernambucano desde que passou a andar pelo estado colocando os seus reais propósitos do porquê almeja governar Pernambuco. Competência, capacidade administrativa e poder de articulação são qualidades que Armando sempre trouxe dentro de si. Por isso ele emplaca em 2014 como nosso futuro governador.
Folha da Cidade – Quais serão seus candidatos a deputados?
Eudes Caldas – O ex-prefeito de Arcoverde Zeca Cavalcanti (PTB) para deputado federal e Rodrigo Novaes (PSD) para deputado estadual. Vamos votar neles para que possam viabilizar recursos em Brasília e Recife, a fim de impulsionarem cada vez mais o desenvolvimento da nossa Cabrobó.
Folha da Cidade – O projeto ‘Eudes deputado’ foi adiado ou nunca existiu?
Eudes Caldas – Existiu. Porém, devido aos novos fatos políticos ocorridos no município, tivemos de arquivá-lo por algum tempo.
Folha da Cidade – Onde e como o senhor estará na próxima eleição para prefeito?
Eudes Caldas – Não devemos colocar a questão de 2016 antes do processo eleitoral de 2014. Vamos ter um pleito no ano vindouro. O seu resultado deverá servir de balizamento para todos aqueles que participam do processo político. No momento estamos conversando e restabelecendo conversas com diversas lideranças locais que podem compor o quadro de postulantes no pleito de 2016.
Folha da Cidade – Sua vida politica continua muito intensa, mesmo longe do poder. Isso é uma demonstração de que o senhor volta a ser candidato?
Eudes Caldas – Praticamente não estou fazendo política, estou apenas fazendo trabalho junto aos nossos correligionários do Vale do São Francisco para o engrandecimento do PTB.
Folha da Cidade – Algum recado especial?
Eudes Caldas – Gostaria de aproveitar o espaço para agradecer a todos os cabroboenses que ficaram solidários comigo no episódio da votação das contas pela Câmara Municipal. Aproveito, ainda, para fazer um agradecimento especial aos vereadores Barná Russo (PSD), Paulo Gonçalves (PT), Claudenor Novaes (PTB), Avanildo Barros (PP), Duda Caldas (PTB), Neguinho Truká (PSD) e Zé Nilson Novaes (PP), que ficaram a nosso favor quando da votação das nossas contas.
Blog: O Povo com a Notícia
(Foto: Cláudio Angelim)