Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Com participação de PE, atos no Dia Nacional de Lutas devem reunir mais de 50 mil

No Recife, passeata sai do Derby e segue rumo à Alepe
Muitas categorias vão aderir ao Dia Nacional de Lutas, agendado para esta quinta-feira (11). Uma passeata pelas ruas do Centro do Recife deve complicar o trânsito na região. O setor petroleiro do Estado também vai cruzar os braços. Em Suape, os sindicalistas estimam que 40 mil trabalhadores participem da paralisação.

De acordo com o presidente da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), Carlos Veras, a mobilização visa dar continuidade às reivindicações apresentadas na Marcha das Centrais, realizada em março deste ano. “As centrais possuem muitas divergências, mas se uniram para reivindicar pontos comuns, como a valorização dos trabalhadores, o fim do assédio moral no ambiente de trabalho, aposentadoria, educação, saúde, entre outros pontos”, declarou. Ele reforçou, ainda, a importância de dialogar com os governantes.
Convocam o ato CUT, CTB, UGT, Força Sindical, Nova Central e CSP-Conlutas. Na pauta de reivindicações, eles pedem o fim do Fator Previdenciário; jornada de 40 horas semanais, sem redução salarial; reajuste digno para os aposentados; mais investimentos em saúde, educação e segurança; transporte público de qualidade e fim do Projeto de Lei 4330, que amplia a terceirização. Para completar, eles clamam, ainda, a Reforma Agrária e o fim dos leilões do petróleo. Além do movimento sindical, mais de 40 entidades sociais devem aderir ao protesto.
AÇÕES - O protesto começa cedo. Às 7h, os trabalhadores de Suape param as atividades para aderir ao ato, que é organizado nacionalmente. Às 8h, os funcionários dos Correios fazem uma mobilização em frente à sede da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), na avenida Guararapes. Durante a tarde, 10 mil pessoas são esperadas na Praça do Derby para seguir em passeata até a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Confira os setores que vão aderir à manifestação:
Saúde
Médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem - Não paralisam as atividades.
Sindsaúde-PE informou que os servidores devem participar da paralisação
Educação
Os sindicatos da UFPE, UFRPE e UPE aderiram à causa, mas Universidades mantêm atividades normalmente.
Sindicatos dos professores estaduais e municipais do Recife marcam presença na ação.
Segurança
Polícia Civil - Delegacias funcionarão em operação-padrão
Polícia Militar - Ato específico, com policiais de prontidão
Polícia Federal - Faz ato no Aeroporto, mas policiais seguem trabalhando
Polícia Rodoviária Federal – Apoia mobilização, mas não organizou nenhum ato específico.
Transporte
Ônibus e Metrô - Circulam normalmente
Economia
Bancos - Agências do Centro do Recife fecham. Demais estabelecimentos paralisam parcialmente, mas funcionários trabalham com camisa vermelha.
Comércio - Funciona normalmente.
Correios - Terão ato específico, mas serviços continuarão.
Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Folha-PE