Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Ex-pugilista Éder Jofre é internado com quadro de Alzheimer e depressão

Éder Jofre é considerado o maior nomes do boxe brasileiro na história. Apelidado de "Galinho de Ouro", vem de uma família de boxeadores e alcançou destaque máximo ao se sagrar campeão mundial dos pesos galo em 1960.
Éder Jofre é considerado o maior nomes do boxe brasileiro na história. Apelidado de “Galinho de Ouro”, vem de uma família de boxeadores e alcançou destaque máximo ao se sagrar campeão mundial dos pesos galo em 1960.
O ex-pugilista Éder Jofre, de 77 anos, foi internado na Santa Casa de Misericórdia nesta quinta-feira (11), na unidade da Vila Mariana, que trata de casos psiquiátricos. Inicialmente ele foi levado ao Hospital do Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo, com quadro de piora dos sintomas do Mal de Alzheimer, doença degenerativa sem cura.
Éder Jofre foi submetido a exames e permanece em observação – os resultados e o diagnóstico do ocorrido devem ser divulgados nesta sexta-feira. De acordo com Antônio Oliveira, que é casado com Andrea, filha do ex-boxeador, o quadro não é “alarmante”: a internação foi uma medida preventiva de acordo com a piora da situação, com confusão mental e agressividade.

Uma hipótese levantada pela família é que a depressão tenha complicado a situação de Eder Jofre. Na quarta-feira, a morte de Maria Aparecida Jofre, a Cidinha, mulher de Éder, completou dois meses. Ela morreu aos 74 anos, 52 deles casada com o ex-boxeador, que ficou extremamente abalado. Por conta disso, começou tratamento com uso de medicamentos.
“Queremos crer que seja devido a esses medicamentos que ele teve essa mudança”, afirmou, por telefone, Antônio Oliveira. Isso porque Éder Jofre já manifestava sintomas do Mal de Alzheimer, principalmente com problemas de memória: se lembrava de fatos antigos, mas tinha dificuldade de recordar os mais recentes. Nos últimos dias, se tornou também mais agressivo.
A última aparição pública de Éder Jofre aconteceu no domingo, quando compareceu ao torneio Luvas de Ouro no Ginásio Rebouças, em Santos. O ex-pugilista foi um dos homenageados. Segundo Newton Campos, presidente da Federação Paulista de Boxe, familiares de Jofre chegaram a procurá-lo em busca do contato de Irany Pinheiro, mulher do também ex-pugilista Adilson “Maguila Rodrigues.
Aos 54 anos, Maguila sofre dos mesmos problemas de Éder Jofre, e em janeiro chegou a ser internado pela mulher em uma clínica psiquiátrica por conta da agressividade provocada pela insônia. Ficou 21 dias em tratamento. Nesta sexta-feira, a família de Jofre conhecerá a profundidade do problema enfrentado pelo ex-campeão mundial, com a divulgação do resultado dos exames.
Éder Jofre é considerado o maior nomes do boxe brasileiro na história. Apelidado de “Galinho de Ouro”, vem de uma família de boxeadores e alcançou destaque máximo ao se sagrar campeão mundial dos pesos galo em 1960. Antes, havia representado o Brasil nos Jogos Olímpicos de Melbourne, na Austrália, em 1956. Em 1973, foi campeão mundial pela segunda vez, desta vez pela categoria peso pena, façanha que este ano completou 40 anos. Cumpriu três mandatos de vereador de São Paulo, sendo eleito a partir de 1988. As informações são do Portal Terra.
Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Blog Vinícius deSantana