Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Em dia de paralisação, ônibus bloqueiam vias do Centro do Recife

Esta segunda-feira (1º) é dia de paralisação dos rodoviários, mas começou com coletivos nas ruas. Os ônibus estão circulando em regime especial, mas muitos estão sendo parados pelos motoristas que aderiram à greve no Centro do Recife. Os coletivos estão parados na Avenida Guararapes e na Ponte Duarte Coelho, bloqueando o tráfego. Os passageiros deixaram os veículos e estão completando seu caminho a pé. Já quem passava de carro pelo local ficou preso em um congestionamento que já chega até a Avenida Conde da Boa Vista.
Depois das 9h, os bloqueios ganharam força. No Centro, os rodoviários também pararam os ônibus nas avenidas Cruz Cabugá e Conde da Boa Vista, na Rua do Sol e no Parque 13 de Maio. Os motoristas que trafegam pela Zona Oeste do Recife também aderiram à paralisação e pararam os coletivos no cruzamento das avenidas Caxangá e Real da Torre. Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), o tráfego não está totalmente interrompido nesses locais. Algumas faixas estão liberadas, mas não são suficientes para deixar o tráfego fluir. Por isso, há retenções em quase todo o Centro e nas proximidades da Caxangá.

A circulação dos ônibus foi garantida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) na última sexta-feira (28), quando ordenou a manutenção de 80% da frota nos horários de pico. No entanto, o esquema ainda provoca transtornos para os passageiros. O longo tempo de espera e a superlotação dos veículos são as principais reclamações. Quem passou pelos terminais no começo desta manhã passou mais tempo que o normal esperando ônibus. Quando chegavam, os coletivos logo ficavam lotados. Na correria para entrar no ônibus, uma mulher chegou a cair e machucar o braço no terminal da Guabiraba, na Zona Norte do Recife.
Muitos passageiros reclamaram que esperaram mais de meia hora para pegar um ônibus cheio. No entanto, outros afirmaram que a movimentação não estava muito diferente da que é enfrentada nos outros dias, já que a superlotação não é novidade nos ônibus do Recife. Além disso, alguns terminais parecem ter recebido menos pessoas que o normal, o que evitou maiores tumultos. No TI da PE-15, em Ouro Preto, Olinda, por exemplo, a situação é calma. Dos 33 ônibus da empresa Borborema que circulam pelo terminal, 28 estão em circulação. Por isso, o tempo de espera não é tão grande. No TI Tancredo Neves, Em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, a movimentação também é tranquila. Em Joana Bezerra e na Guabiraba, ambos na Zona Norte, houve aglomeração no começo da manhã, mas a situação começou a se acalmar depois das 8h30.
Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: JC Online