Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Em PE, preço da ração e seca fazem preço do leite aumentar 30%

imageA estiagem prolongada no Sertão pernambucano ainda está trazendo dificuldades para os comerciantes em todo o estado. As consequências estão chegando até o bolso dos consumidores e quem faz as compras de casa tem sentido o orçamento ficar mais apertado. Alguns produtos, como o leite, estão com a baixa oferta e, consequentemente, altos preços nas prateleiras dos supermercados. No último ano, o preço do leite e derivados aumentou 30%.
De acordo com o Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado de Pernambuco (Sindileite), o estado costumava produzir 2,3 milhões de litros de leite por dia. Agora, a produção caiu parar 500 mil litros diários e os produtores estão importando o produto de outros estados como Minas Gerais, Bahia e Alagoas – 70% do leite consumido está vindo de fora.

Para a superintendente da Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), Silvana Buarque, a variedade de leite reduz e o preço sobe por causa da dificuldade da produção. “Infelizmente toda essa questão da seca provoca aumento de insumos, do preço da ração, o que resulta na diminuição da oferta no caso dos fornecedores de leite. O queijo e outros derivados vem em seguida”, alerta Silvana.
A situação se agrava porque a ração para o gado também aumentou de preço, deixando ainda mais cara a produção e criação dos animais. Os produtores precisa mbuscar o alimento para o rebanho em lugares cada vez mais distantes e o custo acaba sendo repassado ao consumidor.
A superintendente assegura que, apesar dos altos preços, o produto vai continuar chegando às prateleiras. “Tem sido um grande empenho para que não falte o produto porque a questão do leite é bem diferente dos outros produtos da cesta básica. O consumidor pode substituir o feijão, o tomate, a cebola, mas o leite tem procura firme”, disse. 
Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: G1