Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 25 de julho de 2013

JOGOS ESCOLARES : CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DESTITUI COORDENAÇÃO E QUER AUTUAR VÁRIOS POR EXERCÍCIO ILEGAL DA PROFISSÃO. GRE ACUSADA DE CONIVENTE

Uma equipe do Conselho Regional de Educação Física, comandada pela Chefe de Fiscalização do Conselho,Rosângela Albuquerque (esq), esteve esta tarde no Cento Desportivo Municipal Lúcio Luiz de Almeida para acompanhar de perto se estava havendo cumprimento à legislação que determina, desde 1998, a regulamentação da atividade de educador físico.
Constatou que muitos dos que treinavam equipes nos Jogos atuavam de forma ilegal, sem o registro profissional na entidade. A maioria dos fiscalizados não tinha sequer curso de educação física. “O que vimos aqui é estarrecedor. A organização permitiu que curiosos exercessem ilegalmente a função de técnico ou educador”, afirmou em entrevista a Michelli Martins na Rádio Pajeú.
A fiscalização começou a agir pela própria coordenadora dos jogos, Daniela Araújo, que, em substituição ao professor Tavanes Melo, organiza a competição a alguns anos. “Essa função, de organizar uma competição como essa, é da responsabilidade de um profissional registrado”. Daniela não aceitou receber a notificação do CREF, mas teve que deixar a coordenação, que será compartilhada pelos professores Epitágoras Duarte, Elias Mendes (de Afogados) e Jorge Amâncio (de Itapetim), todos devidamente registrados na entidade.

Segundo Rosângela, todos os que exerceram a função de treinador nos jogos, ou outra atividade que exija o registro, com base nas súmulas que serão analisadas, certamente receberão notificação e segundo o Conselho, deverão responder por exercício ilegal da profissão, após denúncia no Ministério Público. A decisão afeta diretamente muitas equipes e escolas da região que participam dos jogos. Segundo a fiscalizadora do CREF, a GRE colocou em risco crianças que participam dos Jogos, quando a submeteram a treinamento por pessoas tecnicamente não habilitadas.
Representante do Cref afirmou que treinadores sem registro ou curso de educação física são "curiosos" e põe em risco integridade dos estudantes
“Cecília Patriota foi alertada e não passou para atual gestora”, acusa CREF: A Chefe de Fiscalização criticou duramente a atual Gerente Regional de Educação, Josefa Rita. “Ela é agente do estado, educadora. Tem que ter zelo pelos alunos e não foi o que aconteceu”. Mas também não poupou críticas à gestora anterior, Cecília Patriota. “Ano passado, a Presidente do Conselho esteve aqui e alertou a então gestora sobre o problema. Ela deveria ter comunicado à atual gestora”, disse.    
Só mais um problema : não é o primeiro imbróglio  envolvendo a edição deste ano dos Jogos. Hoje mesmo, estava marcada uma reunião de professores e treinadores de escolas. Eles questionavam a falta de rigor da coordenação para supostas irregularidades. Dentre elas, a de que um aluno do CNE teria uma matrícula na escola e outra no IFPE, com comprovação de frequência nas duas instituições. Ameaçaram até abandonar a competição. O caso colocou em rota de colisão o professor Jorge Amâncio de Itapetim, e a Diretora da Escola Edjane Gomes. Ela criticou a postura do professor e negou todas as acusações, afirmando que iria tomar medidas contra o que considerou uma tentativa de difamar a escola.

Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Site Nill Júnior