Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Nordeste ganha o primeiro ambulatório para travestis e transexuais

Hospital faz aniversário essa semana e inauguração do ambulatório marca as comemoraçõesFotos: Secom-PB/ Divulgação
Hospital faz aniversário essa semana e inauguração do ambulatório marca as comemorações
Fotos: Secom-PB/ Divulgação
Um ambulatório de saúde totalmente voltado para o atendimento especializado a travestis e transexuais foi inaugurado nesta quarta-feira (24), no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa-PB. A unidade, pioneira em tais características no Nordeste, vai prestar atendimento em endocrinologia, ginecologia e cirurgia plástica – tanto para atender aqueles que queiram fazer a transgenitalização (cirurgia de mudança de sexo) quanto para quem deseja tomar hormônios para mudar o corpo.

A fila para atendimento no novo ambulatório já conta com 25 pessoas, mas a expectativa é de que o atendimento tenha um alcance maior após o início das atividades. De acordo com a diretora geral do Clementino Fraga, Adriana Teixeira, os pacientes da unidade serão encaminhados pelo Espaço LGBT, da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana. Os interessados devem procurar o setor para se cadastrar. O ambulatório também atenderá pacientes de estados vizinhos, como Pernambuco e Rio Grande do Norte.
No caso dos candidatos a cirurgia de transgenitalização, o acompanhamento dura em média dois anos, mas pode variar para mais ou para menos, de acordo com a evolução do tratamento. Ainda segundo Adriana, é necessário um longo acompanhamento porque é comum que, durante esse período, alguns travestis e transexuais desistam da cirurgia.
“Tomando exemplos de outros ambulatórios semelhantes em São Paulo e Minas Gerais, vimos que muitos pacientes desistem, mesmo já estando com a cirurgia marcada. Por isso, que esse período de dois anos é necessário. Afinal, é uma cirurgia de grande porte e irreversível”, explicou a diretora. Além dos transexuais que querem mudar de sexo, travestis também podem procurar o serviço para o tratamento de hormonoterapia, que provoca mudanças na voz, mamas e pelos.
A inauguração do ambulatório faz parte das comemorações pelos 54 anos de fundação do Complexo Hospitalar Clementino Fraga. Nesta quinta (25) e sexta-feira (24) o hospital vai disponibilizar diversos serviços de saúde para a população, como testagem rápida de hepatite B e C e vacinação contra Hepatite B. Ainda vão ser realizadas palestras e mesas redondas. A programação termina no próximo domingo (28), com atividades pelo Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, na praia do Cabo Branco, na Capital. As informações são do NE10
Blog: O Povo com a Notícia