Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Pernambuco é o 5º estado mais violento do Brasil, diz pesquisa

Pernambuco é o quinto estado mais violento do Brasil e Recife é a quarta capital mais violenta. Os dados são da pesquisa Mapa da Violência, divulgada nessa quinta (18). O mapeamento, realizado em todo o País pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais, foi iniciado em 2001 e considera a evolução dos números nos últimos dez anos. Apesar de constatar uma queda nos índices gerais de violência, o levantamento revela que Pernambuco ainda possui níveis muito altos de homicídios.
Mesmo tendo reduzido o índice de violência em 33%, Pernambuco só perde para Alagoas, Espírito Santo, Paraíba e Pará no ranking. Entre as capitais, Recife fica atrás de Maceió, João Pessoa e Salvador, respectivamente.

O Mapa da Violência revela ainda que os negros e os jovens são os principais alvos de assassinatos em Pernambuco. Em 2011, houve 3.303 mortes de pessoas negras e 217 de pessoas brancas. Isso coloca o Estado na quinta colocação no ranking de homicídios contra a população negra no Brasil. Também em 2011, dos 3.464 assassinatos registrados em Pernambuco, 1.302 vítimas tinham entre 15 e 24 anos.
O chefe da Polícia Civil em Pernambuco, Oswaldo Morais, argumenta que o Governo tem trabalhado para reduzir os números negativos com ações do programa Pacto Pela Vida, que tem como principal objetivo a repressão aos crimes de morte. Mas ele admite que diminuir a violência é uma tarefa difícil. De acordo com o sociólogo Júlio Jacobo, responsável pela pesquisa, é preciso mais que ações de repressão ao crime. Para ele, os estados precisam investir mais em prevenção, principalmente através da educação.
Blog:O Povo com a Notícia
Fonte: De Agência