Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Pernambuco sediará oito conferências territoriais voltadas para desenvolvimento rural sustentável

Desde ontem, 16 de julho, todos os municípios de Pernambuco vêm tendo a oportunidade de  debater o futuro do meio rural do estado. Isso porque agricultores familiares, sociedade civil e governos municipais vão se reunir para participar de oito conferências territoriais preparatórias para a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS).

As conferências territoriais antecedem as etapas estaduais, que vão definir as propostas e eleger os delegados que vão representar Pernambuco na conferência nacional. Segundo o delegado do MDA no estado, Demétrius Fiorante, as discussões são importantes para mostrar as peculiaridades de cada município. “Cada lugar tem sua própria realidade rural, e essa integração entre agricultores, sociedade civil e governo pode ter maior força nesse processo de conferência”, afirma.

Demétrius ainda ressalta que Pernambuco possui grande expertise na convivência com a seca e pode passar essa experiência para os outros estados por meio da conferência nacional. “Temos estratégias de convivência com o semiárido elaboradas pela sociedade civil e pelo governo estadual. Então, a questão da estiagem, que tem assolado o estado, e como lidar com ele, pode ser uma das contribuições dos nossos delegados no evento nacional”, avalia o delegado.
Conferência Nacional
A 2ª CNDRSS tem como principal objetivo a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS). Além disso, o evento nacional visa construir os Planos Territoriais, Municipais e Estaduais de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
A conferência se baseia em sete eixos temáticos: Desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Brasil rural e fortalecimento da agricultura familiar; Reforma agrária e democratização do acesso à terra e aos recursos naturais; Abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento rural e promoção da qualidade de vida; Gestão e participação social; Autonomia das mulheres rurais; Autonomia e emancipação da juventude rural; e  Promoção do etnodesenvolvimento.
Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Blog do Jornal Folha do São Francisco