Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Polícia Militar vai comprar caminhões com canhões de água para dispersar multidões

Caminhão de água usado na Turquia
Caminhão de água usado na Turquia
A Polícia Militar de São Paulo vai comprar caminhões equipados com canhões de jato de água e de tinta, utilizados para dispersar multidões. Segundo reportagem do jornal “O Estado de São Paulo”, a compra de quatro veículos do tipo “riot control” (controle de tumulto) são parte de uma licitação internacional para aquisição de equipamentos, anunciada pelo comandante-geral da PM, Benedito Roberto Meira.
Segundo Meira, a ideia é ter os caminhões para a Copa do Mundo, em 2014, para o caso de acontecerem novas manifestações. A PM confirmou que o edital está em elaboração, mas ainda não tem data definida para lançá-lo.
Alternativa às bombas de gás lacrimogêneo (embora possa dispará-las), o equipamento lança também jatos de água com tinta para colorir a roupa dos manifestantes, facilitando a identificação dos que se envolvem com violência.
De acordo com a reportagem, serão gastos U$ 30 milhões (R$ 67 milhões) na concorrência, que incluirá a aquisição de carros blindados para a Tropa de Choque, cartucheiras calibre 12 para incursões em áreas consideradas de risco, e dois robôs programados para desarmar bombas.
A técnica de dispersão com canhões de água foi bastante utilizada nas recentes manifestações populares na Turquia. Segundo o coronel, nenhuma PM brasileira tem os caminhões especiais. Imagine se a moda pega entre os demais Estados. As informações são da Folha de São Paulo.
Blog: O Povo com a Notícia
Fonte: Blog Vinícius de Santana
Foto: Canhão utilizado na Turquia